Santa Missa de recepção da imagem na Catedral pediu o fim da pandemia e a benção mariana para toda arquidiocese. Na sexta a santa segue em carreata para o Santuário Nossa Senhora do Silêncio

Ao som de “Rainha do Paraná”, centenas de fiéis e devotos recepcionaram a imagem de Nossa Senhora do Rocio, vinda direto do Santuário Estadual de Paranaguá, na Catedral Metropolitana de Londrina, nesta quarta-feira, festa da Natividade de Maria. A missa presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz abre a programação da peregrinação da padroeira do Paraná em Londrina. A Santa Missa foi concelebrada pelo padre Rafael Solano, cura da Catedral, pelo padre Dirson Gonçalves, reitor do Santuário Estadual de Paranaguá, e padres redentoristas, congregação que administra o Santuário Estadual. Até o dia 8 de novembro, Nossa Senhora do Rocio percorre paróquias e santuários levando a bênção mariana a todos os cantos da Igreja Particular de Londrina.

“Acolhemos a imagem da padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio”, deu as boas vindas padre Rafael Solano, cura da Catedral. Seguindo a procissão de entrada, a imagem foi entronizada no presbitério do templo. “Num dia bonito, festivo para a nossa fé, o dia da Natividade de Nossa Senhora”, continuou dom Geremias. “Foi exatamente escolhido por isso, o dia para estarmos aqui. Por isso, irmãos e irmãs, muitos bem vindos. Vamos hoje rezar, refletir os fundamentos da nossa fé. Deus que quer sempre continuar apontando para a salvação, para que nós possamos compreender melhor a sua mensagem, o seu amor…”. A programação para acolhida da padroeira começou logo cedo, antes da missa, com a adoração ao Santíssimo Sacramento.

A Arquidiocese de Londrina está abrindo a peregrinação da padroeira ao interior do Estado em preparação para a festa de Nossa Senhora do Rocio, no dia 15 de novembro. Começar a peregrinação por Londrina é muito significativo, destaca o reitor do Santuário Estadual, padre Dirson Gonçalves, que trouxe a imagem de Paranaguá. “A cidade e a Arquidiocese de Londrina tem um valor simbólico muito grande para o Paraná. Essa peregrinação começando por Londrina ganha uma repercussão por todo o Estado. Fico muito feliz que a imagem peregrina possa, a partir da Arquidiocese de Londrina, irradiar luz e bençãos para todos os paranaenses”, destaca o padre. “Tenho absoluta certeza de que a Mãe, Rainha e Padroeira do Paraná vai espalhar muitas bençãos e graças por onde ela passar. Acompanhem, rezem, confiem, deixem seus pedidos e agradecimentos. E aproveito a oportunidade para convidar a todos para visitarem o santuário estadual em Paranaguá. Deus abençoe a todos”, finaliza.

Nossa Senhora do Rocio

Na homilia, dom Geremias falou do significado e da história de Nossa Senhora do Rocio, conhecida também como Nossa Senhora do Orvalho (a palavra rocio significa orvalho), “porque o orvalho é Jesus de Nazaré, é Aquele que faz crescer, é Aquele que faz exatamente que a semente germine, brote, que produza frutos”. O termo referido a Nossa Senhora também simboliza as graças recebidas das mãos de Maria, que brotam constantemente no meio do povo como o orvalho.

A devoção a Nossa Senhora do Rocio teve início no século XVII, quando a imagem foi milagrosamente encontrada na Baía de Paranaguá, ao amanhecer, na hora do orvalho. Algumas décadas depois, uma peste assolou os habitantes de Paranaguá, que recorreram a Maria Mãe de Jesus e foram atendidos. Em 1977, o Papa São Paulo VI a proclamou padroeira do Paraná.

É nesse contexto que dom Geremias destaca a visita de Nossa Senhora do Rocio a Londrina. “Como paranaenses que somos, por opção, inclusive, queremos que Nossa Senhora nos acompanhe, acompanhe essa cidade, acompanhe a vida, acompanhe exatamente tudo aquilo que de fato faça crescer na unidade, faça crescer no amor a Deus, e faça crescer no amor aos mais pobres, todo o nosso povo. Por isso tudo, Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Estado do Paraná, seja muito bem vinda entre nós!”, finaliza o arcebispo.

Ao final da missa, dom Geremias rezou diante da imagem a oração do Papa Francisco suplicando o fim da pandemia. A imagem de Nossa Senhora do Rocio ficará exposta na Catedral até sexta-feira, 10 de setembro, quando segue em carreata para o Santuário de Nossa Senhora do Silêncio. “Ali os padres nos esperam, nos aguardam com os nossos irmãos surdos, também pedindo a graça da cura de tantas pessoas que se encontram em sérias dificuldades por conta da pandemia”, explica padre Rafael.

Acesse a <programação completa> da peregrinação da imagem de Nossa Senhora do Rocio em Londrina.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana