Padroeira vai peregrinar por paróquias da arquidiocese a partir da quarta-feira, dia 8/9
Ao longo de dois meses, a padroeira do Paraná Nossa Senhora do Rocio estará em terras londrinenses, visitando comunidades e cidades que compõem a Arquidiocese de Londrina. A programação é uma preparação para a festa estadual de Nossa Senhora do Rocio, comemorada do dia 1º ao dia 16 de novembro, em Paranaguá.
Esta é a primeira vez que a peregrinação acontece, explica o reitor do Santuário Estadual do Rocio, padre Dirson Gonçalves. “Nós decidimos fazer este ano uma experiência nova, que é levar a imagem para as dioceses do interior do Estado, uma vez que a santa é padroeira do Paraná”, explica.
A primeira parada da padroeira em Londrina é a Catedral Metropolitana de Londrina, a Igreja Mãe da arquidiocese. Uma missa solene presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz, ao meio dia, vai recepcionar a padroeira. No dia 10 de setembro, a imagem segue para a Igreja Nossa Senhora do Silêncio, no Decanato Leste.
A imagem ficará de dois a três dias em cada paróquia (confira a programação completa abaixo) e encerra a peregrinação na Paróquia Nossa Senhora do Rocio, Decanato Leste, no dia 31 de outubro. Retorna para Paranaguá no dia 8 de novembro, quando o arcebispo dom Geremias preside a Santa Missa em preparação para a festa da padroeira, celebrada no dia 15 de novembro, explica o padre Heriberto Mossato, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rocio e coordenador da peregrinação na arquidiocese. A ideia é percorrer a maioria dos decanatos, em paróquias onde as pessoas possam viver essa experiência de fé.
Cada paróquia está responsável pela programação nos dias em que a padroeira estiver ali. “É a visita da mãe, e a visita da mãe sempre traz benefícios, não só para a comunidade que a recebe, mas esses benefícios também se estendem para comunidades vizinhas e para a cidade inteira”, destaca padre Heriberto.
Segundo ele, a mensagem de Nossa Senhora do Rocio para a Arquidiocese de Londrina, e também para todo Paraná, é a mensagem da esperança, a mensagem da presença. “Nós vivemos um momento tão difícil em que as pessoas não podiam estar presentes do jeito que nós estávamos acostumados, o calor do abraço, a proximidade do olhar, e Nossa Senhora vem justamente para nos dar essa mensagem, de não perder essa esperança, de confiar sempre, de fazer tudo que Deus mandar. Aquela presença amiga, a presença de mãe, que reanima a comunidade, traz o consolo diante de tantas perdas.”
Desfrutar a visita de Nossa Senhora do Rocio
Padre Heriberto fala que a melhor forma de aproveitar a presença da padroeira do Paraná na arquidiocese é estar com ela, rezar, pedir a sua intercessão, e confiar mais no Senhor. “A graça de Deus vem como esse orvalho, porque ‘rocio’ significa orvalho, muita gente não sabe. Mas a graça de Deus vem como esse orvalho, não fazendo barulhos e causando confusão, mas na sua simplicidade, na sua humildade, é esse orvalho leve que cai sobre a terra, que cai sobre os nossos ombros animando a nossa vida. Eu acredito que recebendo a visita da mãe e obedecendo as ordens do Filho, muita coisa pode de restabelecer na nossa vida.”
Padroeira do Paraná
O reitor do santuário estadual destaca que é preciso relembrar em todos os cantos do estado que Nossa Senhora do Rocio é padroeira do Paraná. “Nossa Senhora do Rocio foi declarada padroeira em 1977, pelo Papa Paulo VI. Isso aconteceu há muitos anos, mas, com o passar do tempo, essa compreensão ficou esquecida. Por isso queremos recuperar esse tempo perdido e levar essa informação ao máximo possível de católicos”, informa.
O padre também destaca a iniciativa de levar que o Santuário do Rocio está acostumado a receber peregrinações de romeiros e devotos católicos de todo Paraná, mas a imagem de Nossa Senhora do Rocio não costuma sair de seu santuário. “Por isso, precisamos fazer o trabalho inverso – aguardar que eles venham até nós, mas, também, irmos ao encontro deles em sua região”, finaliza.
Serviço:
Peregrinação de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, a Londrina – de 8 de setembro a 8 de novembro
Programação de abertura:
8/9 – Santa Missa na Catedral Metropolitana de Londrina – 12h
Programação completa:
8/9 – Catedral Metropolitana de Londrina – Missa Solene: 12h
10/9 – Igreja Nossa Senhora do Silêncio, Decanato Leste
13/9 – Paróquia São Luiz Gonzaga, Decanato Leste
16/9 – Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina, Decanato Leste
19/9 – Paróquia Sant’Ana, Decanato Centro
22/9 – Paróquia São João Paulo II, Decanato Norte
25/9 – Paróquia Santa Mônica, Decanato Norte
28/9 – Paróquia São Lourenço, Decanato Sul
1/10 – Paróquia Nossa Senhora das Graças, Centenário do Sul/PR
4/10 – Paróquia São José, Distrito de Irerê
7/10 – Paróquia Santo Antônio, Cambé/PR
10/10 – Paróquia São Martinho, Distrito de São Martinho, Rolândia/PR
13/10 – Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima, Rolândia/PR
16/10 – Paróquia Santa Margarida de Cortona, Bela Vista do Paraíso/PR
19/10 – Paróquia Santa Terezinha, Sertanópolis/PR
22/10 – Paróquia Nossa Senhora das Graças, Ibiporã/PR
25/10 – Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Porecatu/PR
28/10 – Paróquia São Rafael, Ibiporã/PR
31/10 – Paróquia nossa Senhora do Rocio, Decanato Leste
8/11 – Santuário Estadual Nossa Senhora do Rocio, Paranaguá/PR
Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana
Foto de Destaque: Divulgação
Pingback: Londrina acolhe a padroeira do Paraná Nossa Senhora do Rocio - Arquidiocese de Londrina