#Compartilhe

O Regional Sul 2 da CNBB realizou, nos dias 3 e 4 de maio, a primeira reunião ordinária do ano com os padres Coordenadores da Ação Evangelizadora nas Arquidioceses, Dioceses e Eparquias Ucranianas do Paraná. A reunião aconteceu de forma remota, via plataforma do Google Meet, sob a coordenação do secretário do Regional, Dom Amilton Manoel da Silva (bispo de Guarapuava-PR), e do secretário executivo, Padre Valdecir Badzinski. Participaram 23 padres diocesanos e também o presidente do Regional Sul 2, Dom Geremias Steinmetz (arcebispo de Londrina). 

 

A reunião, que iniciou na noite de segunda-feira (3) e concluiu-se ao final da tarde do da terça-feira (4), foi marcada por momentos de oração, partilha e a discussão de diversos assuntos pertinentes à caminhada pastoral da Igreja no Paraná. Entre os assuntos da pauta estiveram: as ações evangelizadoras para o Ano de São José, a Pastoral Indígena e Indigenista, os Círculos Bíblicos e Pequenas Comunidades Missionárias, a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, a Pastoral da Ecologia Integral e a 41ª Assembleia do Povo de Deus, programada para acontecer no mês de setembro deste ano. 

 

Padre Valdecir Badzinski avaliou que, numa reunião neste formato on-line, o tempo é otimizado, ou seja, nenhum minuto é perdido. Para ele, quanto ao rendimento, ao estudo e aos encaminhamentos práticos esse formato é muito positivo, no entanto, é negativa a falta do encontro, das celebrações conjuntas, das partilhas espontâneas durante os intervalos. No entanto, devido ao contexto ainda grave da pandemia, essa forma remota de reunir-se é eficaz para que a ação evangelizadora da Igreja continue a dar passos e respostas concretas no tempo presente. 

 

Foi nessa perspectiva positiva, que alguns padres avaliaram o encontro que, mesmo sendo de forma remota, foi muito real, produtivo e participativo. O Padre Sebastião José Gulart, da diocese de Guarapuava (PR), afirmou que nesses dois dias foi como se estivessem reunidos de forma presencial e uma das pautas importantes que destacou foi a da Pastoral Indígena e Indigenista: “Essa é uma problemática relevante e bem séria que temos no Brasil e em nosso Regional. Pudemos discutir ideias e buscar caminhos para as situações desafiadoras. No geral, a reunião foi muito boa e provocativa, onde conseguimos refletir e dar passos para melhorar a Igreja no nosso Regional”, afirmou. 

 

O Padre Vagner José Raitz, da diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR), definiu o encontro como profundamente real, no qual foi possível sentir o coração uns dos outros, o amor e a esperança que a Igreja deposita na Ação Evangelizadora. “Duas palavras resumem essa reunião. A primeira é a hospitalidade. Nós invocamos o Espírito Santo como o doce hóspede no início do nosso encontro e houve essa hospitalidade entre nós, cada um acolhendo as alegrias, as esperanças, as angústias uns dos outros, de coração muito aberto. A outra palavra é a comunhão. Nós iniciamos em comunhão, o encontro seguiu nesse direcionamento na comunhão e assim o concluímos também. Agora, seguimos cada um na sua diocese, com esse espírito de comunhão fortalecido com o nosso Regional”, disse Padre Vagner. 

 

O Padre Alexandre Filho, da Arquidiocese de Londrina, frisou que todos fizeram o máximo para que esse encontro on-line acontecesse da melhor forma possível, mesmo preferindo que tivesse sido presencial. “A primeira coisa que destaco é o empenho de todos em querer que isso desse certo. As discussões, mesmo on-line, foram produtivas e ricas, e as partilhas foram magníficas, pois, mesmo que cada um estivesse falando da sua casa, estava trazendo o rosto da sua diocese. O mais importante é que estamos caminhando e projetando o futuro, pensando num retorno, mesmo que gradativo. Nesse sentido, já refletimos sobre a Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2, que vamos realizar em setembro. Quanto a isso, demos também algumas sugestões para serem avaliadas pelos bispos do Conselho Episcopal de Pastoral do Regional Sul 2, que devem se reunir na próxima semana”, disse Padre Alexandre. 

 

Karina de Carvalho
Assessora de Comunicação CNBB Sul 2

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.