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É a primeira vez que o curso é oferecido na Arquidiocese de Londrina. Serão dez módulos de estudo em que os futuros padres trabalharão questões práticas ligadas à administração das paróquias

 

“Bem vindo à sua primeira paróquia”. Esta foi a proposta apresentada aos seminaristas do ano de síntese da Arquidiocese de Londrina na primeira aula do curso em gestão eclesial, iniciado no dia 29 de março. O curso, voltado aos seminaristas que estão no último ano da formação para o sacerdócio, tem duração de  dez meses e aborda temas como liderança e gestão de pessoas, planejamento estratégico, gestão financeira e patrimonial, e oficina sobre o sistema de administração paroquial.

 

Ao final do curso, os jovens farão uma semana de estágio na Mitra Arquidiocesana de Londrina, centro administrativo da arquidiocese, conhecendo todos os departamentos. A ideia é que, depois de ordenados, quando assumirem suas próprias paróquias, tenham mais tranquilidade para lidar com as questões administrativas que terão que resolver.

O curso é voltado aos seminaristas que estão no último ano da formação para o sacerdócio e terá duração de dez meses (Foto Tiago Queiroz)

Na primeira aula, os jovens foram apresentados a situações reais presentes em diversas paróquias da arquidiocese e convidados a pensar na solução de problemas. “A ideia é propiciar para eles aqui em sala de aula, formação, temas que eles vão se deparar nas paróquias, e, usando da boa gestão, como eles podem resolver esses problemas e intermediar conflitos”, explica Bruno Paz, administrador da Mitra Arquidiocese de Londrina e idealizador do curso.

 

O objetivo é possibilitar que os futuros padres tenham uma experiência que até então se apresenta insuficiente na formação. Padre Vandemir Araújo, ecônomo da arquidiocese, explica que na maioria dos casos, os seminaristas iniciam a formação logo após terminarem o ensino médio, sem experiência prática no contexto de trabalho. No seminário, a formação dos futuros padres destaca a questão pastoral e espiritual, não trazendo muitas experiências no âmbito administrativo.

 

Realidades pastorais

Padre Vandemir destaca que apesar da grande diversidade de paróquias da arquidiocese no âmbito pastoral, no que diz respeito à administração as realidades se assemelham, pois todas seguem a mesma legislação e estão inseridas num contexto que é semelhante. “Nós temos paróquias que estão na região central, temos paróquias que estão nas periferias, paróquias dentro de Londrina, paróquias em área rural, paróquias em cidades menores, e cada uma tem uma forma diferente de fazer o trabalho no sentido pastoral. Mas quando falamos em nível administrativo, existe todo um contexto que é igual em toda arquidiocese.”

 

Primeira aula

O primeiro módulo do curso no dia 29 foi ministrado pelo professor Ricardo Ribas da Costa, associado da consultoria brasileira Falconi e professor convidado do MBA Executivo da Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Gestão e Design Organizacional, já atuou em empresas como Petrobras, TAM e Seguradora J. Malucelli. Ribas abordou o conceito de gestão, suas origens e o método PDCA para resolução de problemas: Planejar, Desenvolver, Checar e Agir.

 

Segundo ele, esse método pode ser aplicado em diversos contextos práticos, inclusive para a gestão de paróquias. “Eu preciso carregar as pessoas de conceitos, de entendimento, de algumas práticas, para que isso seja executado no contexto em que eles operam. Os problemas que vão precisar ser resolvidos neste âmbito, muitas vezes se assemelham a qualquer outra organização”, explica.

O primeiro dia de curso ficou a cargo do professor Ricardo Ribas, que abordou o conceito de gestão, suas origens e o método PDCA para resolução de problemas (Foto Tiago Queiroz)

O professor conta que encontrou um grupo disposto e aberto às propostas que ele apresentou. “O que eu acho fantástico de realçar é o interesse que eles demonstraram em primeiro entender bem aquilo que estava sendo proposto como instrumentalização para a solução de problemas e, segundo, a abertura que todos ali mostraram no sentido de buscar empregar e endereçar problemas (…).”

 

O professor também destaca que, do ponto de vista prático, este é um campo de formação que toda Igreja pode se utilizar para ser mais efetiva na solução dos problemas, já que na maioria das vezes lida com recursos escassos, que precisam ser aplicados de uma maneira bem pensada e otimizada para que possa render o máximo de frutos.

 

Feedback

O seminarista Rodrigo Nunes dos Santos, que faz o ano de síntese na Paróquia São João Batista, em Bela Vista do Paraíso, tem grandes expectativas. Segundo ele, a bagagem adquirida com o curso ajudará a buscar soluções nos lugares adequados e da maneira correta. “Otimizando os recursos, evitando o desgaste desnecessário das relações pessoais e, com isso, ter mais tempo de qualidade para dedicar à evangelização e ao trabalho pessoal”, destaca.

 

á o seminarista Alex Aparecido Barboza, que faz síntese pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ibiporã, espera, com o curso, ter contato com situações administrativas que futuramente vai encontrar nas paróquias que trabalhar. “Saber que existem técnicas e ferramentas que podem auxiliar na gestão de uma paróquia dá uma certa segurança para tentar evitar erros”, explica.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana

 

 

Fotos: Tiago Queiroz/PASCOM

 

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