A Arquidiocese de Londrina publicou nesta tarde uma carta em que orienta sobre as medidas adotadas para a catequese no ano de 2021. Aos poucos a caminhada de Iniciação à Vida Cristã vai sendo retomada com alguns grupos que deverão concluir o itinerário neste ano. ” Faremos isto tendo todos os cuidados necessários conforme exigido pelas autoridades sanitárias e à orientações da nossa arquidiocese. Confiamos que pouco a pouco possamos avançar com mais liberdade e confiança com todos os que buscam iniciar ou continuar seu itinerário de vida cristã”, conta a irmã Angela Soldera, coordenadora da Animação Bíblico-Catequética da arquidiocese.
Confira o texto na íntegra:
ORIENTAÇÕES ARQUIDIOCESANAS SOBRE O ADIAMENTO DO RETORNO DA CATEQUESE DURANTE A PANDEMIA
Senhores párocos, administradores paroquiais, coordenadores decanais e paroquiais da catequese, catequistas, catequizandos adultos e pais ou responsáveis Paz da parte de Deus, o nosso Pai.
Persistem entre nós as restrições com relação à pandemia da Covid-19. Desse modo, gostaríamos de oferecer algumas orientações praticas a respeito do retorno da catequese presencial nos espaços físicos de nossas Paróquias.
Para compor estas Orientações, consultamos a Equipe Arquidiocesana de Coordenação da Catequese, formada pelas coordenações decanais e os (as) formadores(as), que ouviram as coordenações paroquiais. E, a partir do Comitê de Crise, presidida por Dom Geremias e chegamos à seguinte conclusão:
Retornem para a catequese presencial, nos meses de março a julho, os seguintes grupos:
a) Catequizandos que estavam próximos de receber os Sacramentos da Crisma e da Eucaristia e que já deveriam ter celebrado no ano de 2020 estes Sacramentos (aqueles que estavam com o livro “Crescer em Comunhão”);
b) As turmas que iniciaram o novo processo de Iniciação à Vida Cristã, livro 1, em agosto de 2019 e não deram continuidade em 2020. Os mesmos podem retornar para concluir o primeiro período do catecumenato crismal, para em agosto de 2021, iniciar o segundo período (livro 2“No caminho com Jesus” do novo processo de Iniciação à Vida Cristã);
c) Os adultos, para continuar os encontros iniciados em 2019. Lembramos às Paróquias que a catequese com adultos obedece a orientação da Animação Bíblico-Catequética, que prevê dois anos.
d) Tenha-se um catequista preparado (para o grupo: Eucaristia, crisma e os adultos), a fim dera realizar os mesmos encontros, on-line, para eventuais situações de pessoas que não possam participar presencialmente.
Os demais grupos aguardem para retomar os encontros presenciais em agosto, quando reiniciaremos o Ano Catequético.
Muitos catequistas têm mantido a unidade com seu grupo de catequese por meio de contatos online! Louvamos muito a Deus por isso!!! Perseverem neste contato, mas não fiquem só nisso.
Em consonância com o pároco e os pais e/ou responsáveis, verifiquem a possibilidade de algum encontro presencial breve, com duração de 40 a 50 minutos, nos espaços da Paróquia. Esses momentos, porém, não serão considerados como encontro catequético.
Lembramos que:
a) Estamos em um processo de transição na caminhada catequética na Arquidiocese, com subsídio próprio, no qual firmamos que o Ano Catequético inicia em agosto. Isto está exigindo algumas adaptações, até acertarmos juntos os passos da caminhada;
b) Os catequistas e coordenadores já estão orientados para que, a partir deste ano, o subsídio de catequese a ser utilizado pelos catequistas será o próprio da Arquidiocese de Londrina, denominado “No Caminho com Jesus”.Fica abolido, assim, em todas as Paróquias, o “Crescer em Comunhão” e qualquer outro tipo de subsídio;
c) Solicitamos que, a partir de março ou início de abril, sejam promovidas as inscrições, dos novos catequizandos e catecúmenos adultos e juvenis, que iniciarão o processo da catequese no início de agosto;
d) Serão intensificadas as formações dos catequistas nas paróquias e decanatos, a fim de que, compreendendo a organização e dinâmica da catequese de inspiração catecumenal, seja fortalecida a prática da Leitura Orante da Palavra de Deus, fundamento da transmissão da fé no subsídio “No Caminho com Jesus”; e, ainda, procurar-se-á iniciar os catequistas ao espírito da ritualidade, tão necessária para o amadurecimento do mistério da experiência com Deus.
Sem mais, animamos a todos e todas que não esmoreçam. A pandemia nos tem dado provas de toda a “luta” da fé que nossos antepassados enfrentaram, seja em pandemias semelhantes ou, até mesmo, nas perseguições. É no sofrimento que o seguimento de Nosso Senhor é confirmado.
Deus vos abençoe!
Dom Geremias Steinmetz
Arcebispo
Pe. Alexandre A. dos Anjos Filho
Ação Evangelizadora
Irmã Ângela Soldera
Animação Bíblico-Catequética
Pe. Rodrigo Favero Celeste
Animação Bíblico-Catequética