Catedral celebra Dia Mundial Dos Pobres com ações em várias partes da cidade

Domingo, 15 de novembro, foi um dia muito especial para a Catedral Metropolitana de Londrina. Centenas de pessoas menos favorecidas foram acolhidas com carinho numa manhã pra lá de especial. A ação, iniciada pelo Papa Francisco há quatro anos, teve como lema “Estende a mão ao pobre”. A partir da frase retirada do Livro de Ben-Sirá, no Antigo Testamento, Francisco revela que “são inseparáveis a oração a Deus e a solidariedade com os pobres e enfermos”.

O Dia Mundial dos Pobres nos lembra que a vida em Cristo precisa ser testemunhada através de ações concretas. O capítulo 25 do Evangelho de Mateus é claro: “Então, o Rei dirá aos que estão à direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, 35.porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era pere­grino e me acolhestes; 36.nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim’”.

De acordo com o pároco da Catedral Metropolitana de Londrina, padre Rafael Solano, o Dia Mundial dos Pobres nos leva a construir uma Igreja acolhedora, uma sociedade inclusiva. “É fundamental nos aproximarmos do irmão necessitado, pois desta forma, chegamos mais perto do Cristo” – ressalta. “O “estender a mão” ao pobre nos liberta, nos transforma, tira-nos do egoísmo, nos faz sair de nós mesmos e olhar para o outro que sofre” – comenta o padre.

O Dia Mundial dos Pobres celebrado pela Catedral teve a colaboração dos Vicentinos e pastoral de rua da Toca de Assis. A ação itinerante teve início às 7h da manhã no centro da cidade e percorreu áreas de invasão de Londrina. Foram distribuídos centenas de kits de café da manhã contendo bolos, biscoitos, doces e frutas, além de kits de higiene – com máscaras faciais, creme dental, escovas de dentes, sabonetes, toalhas. As doações foram feitas pelos fiéis da Catedral Metropolitana, Cáritas Arquidiocesana, Paróquia Coração de Maria e Imaculada Conceição.

Pascom Catedral Metropolitana de Londrina

Matéria publicada na edição de novembro da Revista Coração de Jesus, da Catedral Metropolitana de Londrina. Para acessar a edição completa <clique aqui>

Fotos: Daniel Kanki