As celebrações religiosas em homenagem a Nossa Senhora do Rocio seguirão até o próximo sábado (14). Na programação, diariamente, às 19h, bispos de diferentes dioceses do Paraná presidem as missas e novenas. Nesta segunda-feira (9), dom Geremias Steinmetz, arcebispo da de Londrina, foi o celebrante da missa que teve como tema “Mãe do Rocio, intercedei pelos falecidos”.

“Acredito que a devoção a Nossa Senhora do Rocio precisa ser cada vez mais anunciada, para que o nosso povo possa ter mais consciência do que ela significa. Para mim é uma alegria estar aqui hoje. Venho a Paranaguá desde muito jovem, como seminarista nos anos 80, depois como padre e esta é a terceira vez que volto como bispo para transmitir a nossa mensagem. O Paraná tem uma grande devoção a Nossa Senhora do Rocio, uma padroeira genuinamente paranaense no seu jeito de ser e de expressar sua mensagem”, declarou.

A programação religiosa da 207ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rocio conta com celebrações diárias presenciais em oito horários diferentes, sendo três deles com transmissões pelas redes sociais do Santuário Estadual. As missas realizadas às 19h são presididas por bispos de Curitiba, Campo Mourão, Palmas, Francisco Beltrão, Londrina, Umuarama, Ponta Grossa, Maringá, São José dos Pinhais, União da Vitória e de Paranaguá.

Novenário

O novenário dedicado à Padroeira do Paraná seguirá até o dia 14 com celebrações presenciais e on-line. O tema geral da festa deste ano é “Mãe do Rocio, intercedeis por nós” e em cada novena as orações serão dirigidas a um propósito diferente: pelos devotos, pelas famílias, pelos peregrinos, pelos falecidos, pelos enfermos, pelas vocações, pelas autoridades e governantes, pela paz mundial e pelos trabalhadores.

As novenas serão celebradas nos seguintes horários: às 5, 6, 8, 10, 14, 16, 18 e 19h. As transmissões pelas redes sociais do Santuário serão às 6, 16 e 19h. As transmissões serão pelas páginas do Santuário no Facebook e no Youtube (Santuário do Rocio Paranaguá).

DIA 11.11 (Quarta-feira): 6º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pelas vocações.

19h – Missa e Novena (Dom Anuar Batisti – Bispo Emérito da Arquidiocese de Maringá)

DIA 12.11 (Quinta-feira): 7º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pelas autoridades e governantes.

19h – Missa e Novena (Dom Sergio Braschi – Diocese de Ponta Grosa)

DIA 13.11 (Sexta-feira): 8º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pela paz mundial

19h  Missa e Novena (Dom Celso Antonio Marchiori – Diocese de são José dos Pinhais)

DIA 14.11 (Sábado): 9º Dia da Novena

Tema Mãe do Rocio, intercedei pelos trabalhadores.

19h  Missa e Novena (Dom Walter Jorge Pinto – Diocese da União da Vitória)

Padroeira do Paraná

A festa religiosa dedicada a Nossa Senhora do Rocio – declarada Padroeira do Estado do Paraná em 1977 – está entre as maiores manifestações da fé católica no Brasil e são realizadas entre os dias 1 e 16 de novembro. A data em homenagem à Padroeira é comemorada no dia 15. Sua devoção teve início no século XVII, logo após a elevação do pelourinho, em Paranaguá, em 1648.  Em 2020 o Santuário em homenagem à Virgem Padroeira completa 100 anos de existência.

Kelly Frizzo
Diocese de Paranaguá