Arquidiocese recebeu os dez candidatos a prefeito de Londrina para uma apresentação das ideias e propostas para o município

Um dos destaques previstos no Plano de Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina para o quadriênio 2019 – 2022 é o diálogo entre Igreja e sociedade civil. Atenta a esse compromisso, a arquidiocese promoveu, no dia 30 de outubro, o evento “Diálogo com os candidatos a prefeito de Londrina”. No encontro, os 10 candidatos ao cargo do Executivo Municipal expuseram suas ideias e propostas para Londrina. São eles: Álvaro Loureiro Junior (PV), Barbosa Neto (PDT), Boca Aberta (PROS), Carlos Scalassara (PT), Delegado Águila Misuta (MDB), Junior Santos Rosa (Republicanos), Marcelo Belinati (PP), Marcio Sanches (PCdoB), Marcio Stamm (Podemos) e Tiago Amaral (PSB).

O primeiro turno está previsto para o dia 15 de novembro e o segundo, caso aconteça, para o dia 29.  “Esse é o momento de apresentar a Doutrina Social da Igreja, o respeito pela vida, ao mesmo tempo o respeito pela democracia, o respeito pelo diálogo, o respeito de todos ouvirem todos, até mesmo convidar todos para construir uma sociedade nova”, aponta o arcebispo dom Geremias Steinmetz.

O evento, transmitido ao vivo pelo Facebook e YouTube da arquidiocese e pela Rádio Alvorada 106.3, teve duração de cerca de uma hora e meia. Nesse tempo, os candidatos responderam a três perguntas elaboradas por uma comissão da arquidiocese: 1) Como o senhor enxerga a realidade do município de Londrina? 2) Quais as três principais propostas do seu plano de governo levando em consideração a realidade constatada? 3) Como o senhor pretende ouvir a população e as associações para as grandes decisões que deva tomar?

Com a exposição dos candidatos, as pessoas puderam observar o comportamento e as ideias de cada um, destaca dom Geremias. “É interessante a gente perceber como cada um deles se comportou, como cada um deles se esforçou pra conseguir sintetizar e assim até mesmo em poucas palavras conseguir dizer, de repente, todo um programa que é necessário ser seguido. Eu vejo que foi muito positivo e foi um diálogo muito interessante com a sociedade londrinense que, através dos candidatos, muita gente estava ali representada”, destaca o arcebispo.

Esse acesso da população às informações e às ideias de todos os candidatos é algo fundamental para o pleito, aponta o advogado Arthur Lustosa Strozzi, membro da Comissão Eleitoral da OAB Londrina, assessor jurídico do evento. “Os dez candidatos tiveram a oportunidade de se apresentar pra cidade e apresentar suas ideia pro que é melhor pra cidade de Londrina”, destaca.

A abertura do evento mediado pelo jornalista Edson Ferreira ficou a cargo do arcebispo dom Geremias, que deu as boas vindas aos participantes. “Para os católicos que disputam as eleições, é importante recordar que ‘a política não é mera busca de eficácia, estratégia e ação organizada. A política é vocação de serviço’, diz o Papa Francisco”, citou dom Geremias em seu discurso.

Eleições 2020

Do ponto de vista da sociedade, o advogado Arthur Strozzi destaca a importância do encontro frente ao curto tempo de campanha destas eleições. “Hoje nós temos um tempo de campanha extremamente reduzido, 45 dias, e que, com o avanço da pandemia, restringiu em demasia o acesso da população de modo geral para com os candidatos. Então um evento como o de ontem permite o acesso dos eleitores dentro desse debate público do que será melhor para Londrina.”

Outro destaque, segundo o advogado, é o convite e participação de todos os candidatos no evento. “Alguns candidatos não possuem acesso a tempo de televisão. Outros candidatos têm um tempo extremamente reduzido e um evento como o de ontem permite que o cidadão, a cidadã, verifique ali as propostas de todos os candidatos”, observa. “Dentro de um tempo reduzido de campanha, dentro de uma pandemia que avança sobre o nosso país, a gente conseguiu fazer com que existisse um debate de propostas, um debate de ideias para que o eleitor no dia 15 de novembro e se for o caso no dia 29 de novembro, decida qual é o melhor para o futuro de Londrina”, conclui.

Oração pelas autoridades

Ao final, padre Rafael Solano, vigário geral da arquidiocese e um dos organizadores do evento, agradeceu, em nome do clero e do povo de Deus da Igreja de Londrina, a vida de cada candidato, através da mais antiga oração da Igreja pelas autoridades políticas, do Papa Clemente Romano, nos primeiros séculos do cristianismo:

“Concedei-lhes, Senhor, a saúde, a paz, a concórdia, a estabilidade para que exerçam sem entraves a soberania que lhes concedestes. Sois vós, Mestre, rei celeste dos séculos, quem dá aos filhos dos homens glória, honra e poder sobre as coisas da terra. Dirigi, Senhor, seu conselho segundo o que é bom, segundo o que é agradável a vossos olhos, a fim de que, exercendo com piedade, na paz e mansidão, o poder que lhes destes, vos encontrem propício.”

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana