Paróquias Útimas Notícias

Comunidade vive festa de Nossa Senhora Aparecida de forma adaptada em Primeiro de Maio

#Compartilhe

As restrições impostas pela pandemia não impediram os moradores de Primeiro de Maio, no norte do Paraná, de fazerem a tradicional homenagem à padroeira Nossa Senhora Aparecida neste dia 12 de outubro. Além de padroeira do Brasil, a Mãe Aparecida é também padroeira da cidade, cuja paróquia é dedicada a ela.

 

Depois de nove dias de preparação e a imagem ter percorrido as comunidades durante a novena, o dia de festa, que atrai pessoas de toda região, inicia com uma procissão de barco pelas águas da Represa de Capivara. Desta vez, não foi possível fazer a procissão a pé do Paranatur até a Igreja Matriz. As famílias participaram da procissão nos carros, partindo da Capela Nossa Senhora da Salete, onde o padre José Onero deu uma bênção às famílias, até a paróquia.  Estima-se a participação de três mil veículos.

 

A imagem foi transportada em cima de uma camionete para que todos pudessem vê-la. Uma chuva de pétalas de rosa louvou Nossa Senhora Aparecida. No percurso, pessoas caminhavam a pé descalço, do lado da imagem de Nossa Senhora, possivelmente cumprindo uma promessa.

 

Novena

A cada dia da novena em preparação para a festa da padroeira, de 3 a 11 de outubro, o padre conduziu a imagem de Nossa Senhora Aparecida em procissão a uma comunidade diferente, em seguida retornava à igreja onde se celebrava a novena transmitida pelo Facebook da paróquia. Neste trajeto, muitas famílias faziam altares em frente suas casas para receber a bênção.

 

Pascom 

Fotos: Eder e Edgar Beliatto

Uma resposta

  1. Sou devota de Nossa Senhora Aparecida, nossa padroeira e intercessora fiel. Obrigada pelo carinho à Nossa Senhora Aparecida e à nossa paróquia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *