Missão São Paulo VI, temas de relevância social e pastoral estiveram em pauta entre o episcopado paranaense

Os bispos do Paraná iniciaram o segundo dia de sua assembleia com a oração das laudes no auditório do Instituto Paulo VI, em Londrina, sede do encontro. Em seguida, o primeiro tema a ser abordado pelos bispos foi a Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África. O envio das novas missionárias e o início do funcionamento do Jardim Infantil Irmã Clara, que acontecerá em outubro, foram pauta da discussão. Por meio de uma teleconferência, os bispos também conversaram com os missionários na Guiné-Bissau: Pércio Pereira Vitória, Márcia Pereira Vitória e Danúbia Alves.

Ainda durante a manhã, aconteceram três teleconferências com autoridades da sociedade civil, com quem dialogaram temas de relevância social como a questão das reintegrações de posse que ocorrem no Estado do Paraná. Na parte da tarde, os bispos dedicaram-se sobre assuntos referentes a caminhada pastoral da Igreja do Paraná e questões de ordem administrativa do Regional Sul 2 da CNBB.

O arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, Dom Geremias Steinmetz, manifestou alegria e gratidão pela oportunidade de acolher os bispos do Paraná em sua arquidiocese. “As assembleias dos bispos paranaenses tem sido momentos muito importantes de diálogo, de confraternização, de partilha de problemas, de soluções e do nosso trabalho e ministério nas diferentes dioceses. Então estamos aqui tentando fazer um caminho comum, nos encontrando em diversas atividades e projetos pastorais”, disse Dom Geremias.

Dom Severino Clasen
Dom Severino Clasen, arcebispo de Maringá, que participa pela primeira vez de uma assembleia como bispo do Regional Sul 2, manifestou que o momento é de alegria e gratidão: “Estou sendo muito acolhido, livre e com muita esperança de comungar essa fraternidade episcopal, anunciando o Reino de Deus para o povo junto aos nossos bispos do Paraná”, afirmou.

As atividades do dia encerraram-se com a missa presidida pelos Bispos da presidência: Dom Geremias Steinmetz, Dom José Antônio Peruzzo e Dom Amilton Manoel da Silva. Por iniciativa da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina, pela primeira vez, a missa particular de uma assembleia dos bispos do Paraná foi transmitida pelas redes sociais do Regional Sul 2 da CNBB e mais de mais de dez arqui/dioceses do Paraná. Ao final da celebração, padre Valdecir Badzinski, secretário executivo da CNBB Sul 2, entregou nas mãos de Dom Sergio Braschi, bispo de Ponta Grossa e referencial para a dimensão missionária, a logo do Jardim Infantil Irmã Clara para ser abençoada e, posteriormente, enviada para a Guiné-Bissau.

A assembleia dos bispos do Paraná se conclui nesta terça-feira, 29 de setembro, com o almoço.

Karina de Carvalho
Assessora de Comunicaçãoo da CNBB Sul 2