Paróquias Útimas Notícias

Santíssimo Sacramento visita hospitais e postos de saúde neste Corpus Christi

Sem a participação dos fiéis para a tradicional procissão pelas ruas da cidade, celebração do Corpo de Cristo vai levar a bênção a locais que neste tempo se encontram ainda mais fragilizados por causa da pandemia. Paróquias também arrecadarão donativos para doações 

 

A celebração do Corpus Christi, na próxima quinta-feira, 11 de junho, é uma das mais importantes solenidades da Igreja Católica. É a maior manifestação pública da fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, quando o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas da cidade sobre tapetes montados pelos fiéis.

 

Neste ano, devido às medidas restritivas da pandemia do novo coronavírus, os tradicionais tapetes de Corpus Christi não serão confeccionados pelos fiéis. Em vez disso, cada paróquia está preparando sua programação, envolvendo os fiéis da comunidade nas celebrações on-line e bênção nas ruas, assim como na arrecadação de doações.

 

Na Catedral de Londrina, a Santa Missa solene será às 10h presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz, transmitida on-line pelas redes sociais da Arquidiocese de Londrina (https://www.facebook.com/arqlondrina e https://www.youtube.com/arquidiocesedelondrina) e da Catedral Metropolitana (https://www.facebook.com/catedrallondrinaPR/ e https://www.youtube.com/catedrallondrinaPR) e pela Rádio Alvorada. Em seguida a procissão de Corpus Christi passará pelas Travessas Padre Eugênio Herter e Padre Bernardo Greis, em volta da catedral, finalizando com a bênção eucarística à cidade de Londrina nas escadarias da catedral. A procissão também será transmitida pela internet.

 

A procissão contará com equipe de celebração reduzida e sem a presença de fiéis. Terá também a participação das irmãs da Toca de Assis, congregação que atua em Londrina no apoio aos mais necessitados, representando aqueles que se encontram mais fragilizados neste momento.

 

Logo após, o Santíssimo Sacramento será conduzido até a Santa Casa, onde, da porta principal, será dada a bênção, com a presença de algumas irmãs e funcionários.

 

 

Hospitais

As paróquias que tiverem a possibilidade foram orientadas a, em vez da procissão presencial, saírem nas ruas com um carro de som conduzindo o padre com o Santíssimo Sacramento abençoando a todos, planejando a bênção especialmente em locais como hospitais, asilos, Postos de Saúde, CRAS, favelas e outros lugares onde se manifesta a fragilidade das pessoas e da sociedade.

 

Muitas paróquias da arquidiocese farão um percurso diferenciado contemplando esses locais e também passando em frente à casa dos paroquianos levando a bênção de Jesus Eucarístico.

 

Confira a lista com algumas paróquias que passarão com o Santíssimo por hospitais e postos de saúde da Arquidiocese de Londrina:

 

Catedral Metropolitana de Londrina
Santa Casa

Paróquia Nossa Senhora do Rocio,  Decanato Leste
Hospital Universitário (HU)

Paróquia Nossa Senhora das Graças,  Decanato Centro
Hospital do Câncer, Hospital Mater Dei e Hospital Evangélico

Paróquia Nossa Senhora da Luz, Decanato Oeste
UPA e Posto de Saúde

Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Decanato Leste
Posto de Saúde da Vila Casone

Paróquia Santo Antônio, Decanato Sul
Posto de Saúde

Paróquia Santo Antônio – Cambé
Hospital Santa Casa e Hospital São Francisco

Paróquia São José – Rolândia
UBS Central

Paróquia Nossa Senhora da Paz – Ibiporã
Hospital Cristo Rei, Hospital Santa Terezinha

 

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *