A Paróquia Santa Rita de Cássia, Decanato Leste, avança com o Projeto Rumo a Santuário e, neste ano, celebra o Jubileu de Prata de fundação. Mesmo em tempo de pandemia, muitas atividades foram implementadas, como o Roupeiro de Santa Rita. No dia 22 de maio, mês da padroeira, o futuro Santuário ganhou sua bandeira oficial.

A bandeira tem seu princípio e significado tirado da devoção a Santa Rita e da história da Igreja. A cor branca recorda a santidade de Santa Rita. O vermelho escuro faz referência à paixão de Santa Rita, seus sofrimentos na vida de casada e como Monja Agostiniana. No centro da bandeira, dentro de uma forma de brasão, está a logo da paróquia, que é o desenho estilizado da fachada do templo. O formato da logo foi retirado do selo dos correios feito para celebrar os 25 anos da paróquia.

Apresenta também uma sequência de quatro rosas de cada lado da logo. Além de indicarem o milagre das rosas, essas quatro rosas são uma indicação dos quatros estágios da vida de Santa Rita de Cássia: esposa, mãe, viúva e religiosa. Também é possível ver ramos verdes entrelaçados nas rosas, simbolizando também os Milagres do Figo e da Uva.

No topo aparece a figura central, três estrelas amarelas. Elas simbolizam a Fé Cristã, toda a realeza de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Abaixo do desenho, está uma flâmula, com os seguintes dizeres: 25 anos alcançando impossíveis, tendo do lado esquerdo o número 1995, e no lado direto, o número 2020, que representam respectivamente o ano de fundação e o ano vigente do Jubileu de Prata, recordando a devoção a Santa Rita como a santa das causas impossíveis.

Também há na bandeira do Futuro Santuário, cinco cruzes, uma grande perpassando toda figura central e quatros memores, uma em cada canto da bandeira. Essas Cruzes remetem às cinco chagas de Cristo, sua paixão redentora, a qual Santa Rita era devota e foi associada quando recebeu um espinho da coroa de Jesus. Também as quatro cruzes nos cantos da bandeira recordam a eternidade, na qual o tempo não flui, não passa.

A bandeira do Futuro Santuário de Santa Rita foi hasteada no pátio da Igreja no dia da Festa de padroeira, juntamente com as bandeiras do Brasil, ao centro, e do Vaticano à direita. Antes de serem hasteadas, essas bandeiras foram abençoadas com as seguintes orações, como constam no ritual de Bênção da Igreja Católica:

a) Para uma bandeira de caráter religioso:
Deus de bondade infinita, que pelo sangue precioso do vosso Filho consagrastes o estandarte da cruz salvadora e quisestes que a árvore santa e gloriosa fosse para os fiéis o sinal da redenção, abençoai esta bandeira que hoje Vos apresentam os vossos filhos e concedei a todos os que proclamam Jesus Cristo como seu Deus e Senhor a graça de seguirem os caminhos do Evangelho, guiados por esta bandeira, e sejam para os seus irmãos exemplo de justiça, de fraternidade e de amor. Por Nosso Senhor.

b) Para uma bandeira de caráter civil:
Deus do universo, que fizestes de todas as nações um só povo a Vós consagrado, abençoai esta bandeira que hoje Vos apresentam os vossos fiéis e fazei que, sob a sua proteção, todos aqueles que ela representa alcancem com abundância a realização dos seus ideais (o progresso e o bem-estar da sua pátria) e progridam no amor e compreensão para com todos os homens. Por Cristo, Nosso Senhor.

Pascom – Paróquia Santa Rita de Cássia