#Compartilhe

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado do Paraná

 

 

1 – Como acompanhar a epidemia?
O Governo do Estado e a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná acompanham os boletins nacionais em tempo real. As equipes de saúde e serviços estão preparados para atender pacientes com sintomas iguais ou parecidos com os da doença. Esta rede é composta por unidades básicas de saúde (US), unidades de pronto atendimento (UPAs), SAMU e um monitoramento efetivo dos vírus circulantes chamado serviço sentinela. São 51 pontos de vigilância permanente de vírus de síndromes respiratórias.

 

2 – Devo usar máscaras?
Apenas se estiver com os sintomas da doença, para evitar a transmissão do vírus, ou se mantiver contato com pessoas infectadas, como no caso dos profissionais de saúde. Quem não apresenta sintomas deve apenas adotar as medidas de prevenção.

 

 

3 – É possível estar com a doença mesmo sem apresentar sintomas?
Sim. Alguns pacientes não apresentam sintomas, mesmo infectados com o vírus.

 

 

4 – Como diferenciar a COVID-19 do resfriado e da gripe?
Os sintomas da COVID-19 lembram em partes os da gripe e do resfriado. Por isso, é fundamental fazer o teste para confirmar o diagnóstico.

 

 

5 – A COVID-19 acomete apenas idosos?
Não. Qualquer pessoa pode ter a doença, mas o público mais vulnerável são idosos e portadores de doenças crônicas, como diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares.

 

 

6 – Posso contrair o coronavírus pelo ar?
Não. O contágio se dá pelo contato com pessoas infectadas, por meio da saliva, tosse ou espirro. Por isso, deve-se ficar a mais de 2 metros de distância de um portador da doença.

 

 

7 – Animais de estimação podem transmitir o novo coronavírus?
Não há evidência de que animais de estimação contraiam ou transmitam o coronavírus.

 

 

8 – Existe algum remédio que previne a COVID-19?
Não. A eficácia de antibióticos e vitaminas também não é comprovada nesse caso. A melhor maneira de prevenir a doença é adotar as medidas de proteção.

 

 

9 – Usar o álcool em gel é mais eficiente do que lavar as mãos como medida preventiva?
Não. A higienização das mãos com água e sabão por cerca de 40 segundos já é suficiente para prevenir a contaminação pelo coronavírus. O uso de álcool em gel de 70% é uma forma alternativa de manter a higienização. Ele é importante para a limpeza de objetos e superfícies usadas com frequência que podem favorecer o contágio.

 

 

10 – Todas as pessoas devem fazer exame para saber se estão com a doença?
Não. Apenas quem apresentar alguns dos sintomas deve procurar as unidades de saúde e, conforme solicitação médica, realizar o exame. Os testes devem ser feitos no mesmo local do atendimento.

 

 

11 – Voltei de uma viagem internacional, o que devo fazer?
Deve permanecer 7 dias em casa. Caso apresente sintomas, comunique ou procure o serviço de saúde.

 

 

12 – Como posso contribuir?
Ajude a divulgar as dicas de prevenção. Converse sobre o conteúdo deste site com seus colegas, amigos, vizinhos e familiares.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.