No último domingo aconteceu a 4ª Edição da Rota dos Santuários de Londrina. Desde julho deste ano acontece na cidade de Londrina a Rota dos Santuários. A rota neste mês de outubro entrou na sua 4ª edição e consiste na peregrinação por todos os santuários da cidade de Londrina e também pelas paróquias que já são santuários naturais de devoção aos santos como já vivenciamos na Paróquia Santa Rita de Cássia.
O trajeto consiste em mais de 17km de percurso que perpassam a Paróquia São Judas Tadeu, o Santuário Nossa Senhora Aparecida, a Catedral Metropolitana de Londrina, o Santuário Mariano de Schoenstatt e a Paróquia Santa Rita de Cássia que se prepara para se tornar Santuário. Este caminho pode ser realizado a pé, de bicicleta, carro ou até de ônibus, que se ambiciona disponibilizar aos participantes idosos ou enfermos.
“Meu nome é Renata Calheiros Zarelli, participei da 3ª Edição da Rota dos Santuários realizada em Londrina/PR no dia 22 de setembro de 2019. Foram 18 quilômetros de muita oração, autoconhecimento, amizade e superação! Durante todo o trajeto você sente a presença de Deus e de Nossa Senhora, seja em uma Ave-Maria ou em um Pai-Nosso que você reza. Em cada Santuário visitado, que são 6 (seis) no total, você sente suas energias serem renovadas para o resto caminho. Recebemos as bênçãos do pároco responsável em três delas: Santuário Nossa Senhora Aparecida, Santuário de Schoenstatt e na Paróquia Santa Rita (Rumo à Santuário). Nestes três momentos, senti uma emoção muito grande é como se Nossa Senhora e Jesus estivem olhando com carinho por você naquele momento de sacrifício, pois, 18 quilômetros sem preparação física nenhuma, em um domingo com o calor e sol forte como estavam, é sinal de perseverança e sacrifício com propósito: estar mais perto de Maria, Jesus e de ter um contato especial com Deus. Com certeza, participarei outras vezes! E para aqueles que têm intenção de fazê-lo é uma experiência única de afeto e de gratidão à Deus que nos dá tanto e pede tão pouco em troca!”, afirmou Renata.
A Rota dos Santuários de Londrina tem por missão promover atividades religiosas que servirão para os devotos crescerem na sua fé, a conhecer ainda mais os Santuários da cidade de Londrina e a promover a união entre os santuários, fora a promoção do turismo religioso local. Atualmente a Rota dos Santuários de Londrina está em processo de organização e oficialização frente aos Santuários e aos poderes públicos por meio de um estatuto que está já foi encaminhado a Secretaria de Turismo e ao SEBRAE. Com a sua divulgação e conhecimento visa também agregar valor frente a cidade, bem como também promovê-la. A rota é inteiramente gratuita e não necessita de inscrições.
As peregrinações não são uma invenção de hoje ou um “modismo devocional” dos tempos modernos. Elas já existem há vários anos na história da Igreja como podemos observar no Segundo Testamento das Sagradas Escrituras, que a Santíssima Virgem Maria e São José iam todos os anos peregrinar a Jerusalém como observamos no relato lucano: “[…] todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa” (Lc 2,41). As peregrinações também têm caráter penitencial onde os peregrinos pelo esforço dos deslocamentos pedem perdão pelos pecados e também pedem a graça de alcançar graças especiais. Todas as peregrinações são a manifestação da confiança e incondicional ao grande poder de Deus. Além disso, elas são e representam o esforço humano que se direciona ao coração de Deus para estabelecer comunhão e diálogo. Peregrinar é encontrar-se com Deus e descobrir também que a vida nesta terra é uma constante peregrinação ao Reino de Deus, o céu!
Seminarista Caio Matheus Caldeira da Silva
PASCOM – Paróquia Santa Rita de Cássia – Londrina (PR)
Fotos: divulgação