#Compartilhe
Sr. João Satin, genro do pioneiro Benjamin Nalin,  homenageado pelo vereador Nantes (Foto Wanderley Tolomi)

No sábado (24) às 19 horas foi celebrada uma missa em homenagem aos pioneiros do bairro Vila Nova, onde está localizado o Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina. Estavam presentes à celebração, presidida pelo padre Jorge Arias, pároco do Santuário,  vários pioneiros do bairro e do Santuário, além de filhos, netos e parentes, o vice prefeito, João Mendonça, e o vereador Ailton Nantes que homenagearam os pioneiros.

 

É de iniciativa e autoria do vereador Nantes a lei 12.567/2017 que oficializa o nome do bairro Vila Nova e sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati. “Conheço o bairro desde quando nasci. Quando estava na graduação em História, fiz minha monografia sobre o local, assim como minha pós-graduação. Oficializar o nome do bairro como ele já é conhecido significa valorizar a cultura e a história daqueles que ali moram”. 

 

Segundo a pesquisa do parlamentar, o bairro ganhou este nome devido aos imigrantes que chegavam a Londrina por meio da linha ferroviária. Eles eram informados que abaixo da linha férrea havia apenas dois bairros, sendo um deles o Vila Cazoni e o outro, sem nome, era chamado de Vila Nova, por abrigar as construções mais recentes. Desde aquela época, o bairro assim ficou conhecido. A Vila Nova é formada por outros 15 loteamentos, mas que mesmo com a oficialização do nome “Vila Nova” a Prefeitura de Londrina manterá o nome desses outros locais assim como estão, em respeito às famílias dos colonizadores da região. 

 

O vereador disse ainda que há um projeto de lei para se nomear a biblioteca ramal da Vila Nova de “Biblioteca Padre Adelino de Carli”. O padre Adelino foi um dos idealizadores,  no início dos anos 1990, quando era pároco da então paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila Nova, da Festa da Padroeira que acontece no dia 12 de outubro no Santuário de Londrina. O prédio da Biblioteca ramal fica na praça em frente ao Santuário. 

Ao final da celebração o grupo Coral Unicanto fez uma apresentação de músicas sacra e popular brasileira para também homenagear pioneiros e seus descendentes.

Wanderley Tolomi
PASCOM Santuário N. S. Aparecida – Londrina

 

 

<Mais fotos clique aqui>

Fonte de informações: https://www.paiquere.com.br/municipio-oficializa-nome-do-bairro-vila-nova/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.