A Pascom Arquidiocesana realizou no dia 3 de agosto a formação “Informativo paroquial: identidade e conteúdo”, ministrada pela jornalista Aline Machado Parodi, vice-coordenadora da Pascom Arquidiocesana, e o designer gráfico Anderson Queiroz, coordenador provincial da Pascom e dono da AD3 Comunicação Católica. O objetivo foi capacitar os agentes pastorais no sentido de produzirem e aperfeiçoarem aos informativos das paróquias.

A formação iniciou com a explanação sobre os diferentes tipos de publicações impressas como jornal, revista e boletins, jornal mural, como elaborar as pautas para cada tipo de veículo e o conteúdo utilizado em cada meio de comunicação.

A jornalista também abordou os aspectos dos textos opinativos e informativos, a utilização de fontes para produção do conteúdo. Divididos em grupos, os participantes fizeram uma dinâmica de elaboração de pauta para um jornal, revista e informativo.

O designer gráfico apresentou os aspectos principais para definir a identidade visual das publicações. Queiroz falou sobre os diversos tipos de papeis – jornal, couche – e gramaturas, formatos como standard, tabloide, berliner, definição de tipos de fontes, utilização das fotos, forma de envio dos arquivos para diagramação e para a gráfica e os custos para diagramação e impressão dos periódicos. “A intenção foi dar uma pincelada sobre o assunto”, afirmou Queiroz.

A vice-coordenadora destacou a importância de os agentes conhecerem a realidade da paróquia para definir o tipo de publicação mais adequada para atingir a comunidade. “É preciso saber o que a comunidade quer. Às vezes um jornal mural ou uma revista em PDF, distribuída pelo whatsapp, pode ser uma boa solução. O importante é levar o Evangelho a todos com qualidade e precisão”, disse Parodi.

A jornalista também enfatizou que a elaboração e definição da linha condutora do conteúdo deve ser definida pela Pascom sempre em conjunto com o pároco.

Pascom Arquidiocesana

<Mais fotos clique aqui>