Campanhas Pastorais e Movimentos Útimas Notícias

Santa Missa na Catedral encerra 34ª Semana Nacional do Migrante

#Compartilhe

O arcebispo dom Geremias Steinmetz presidiu no domingo, 23 de junho, a missa de encerramento da 34ª Semana Nacional do Migrante, na Catedral de Londrina. Dando continuidade ao tema da Campanha da Fraternidade,neste ano o tema da semana foi: Migrações e Políticas Públicas, e o lema “Acolher, proteger, promover, integrar e celebrar”, verbos que, segundo o Papa Francisco, resumem a atitude que os cristãos devem ter em relação aos migrantes.

 

“Acolher: oferecer aos migrantes a possibilidade de entrada segura e legal nos países de destino. Proteger: propiciar ações em defesa dos migrantes e refugiados, independentemente de sua situação migratória. Promover: empenhar-se para que migrantes e refugiados tenham condições de se realizar como pessoa em todas as dimensões. Integrar: oportunizando o enriquecimento intercultural dos migrantes e da comunidade que o acolhe”, explicou o comentário inicial da missa.

 

Na homilia, o arcebispo dom Geremias destacou os verbos elencados pelo papa. “O acolher, o proteger, o promover e o integrar são atitudes essenciais para que possamos construir pontes e não muros”, falou dom Geremias. “Aqui em Londrina temos um ótimo serviço de atendimento a migrantes que são ajudados para que possam viver com alegria, com dignidade, acolhidos por esse povo caloroso, misericordioso, muito gentil. Continuemos nosso caminho colocando-nos a serviço para que tantas e tantas pessoas possam viver essa sua opção por Jesus Cristo”, concluiu o arcebispo.

 

Fórum de Direitos Humanos e Refugiados na PUC 

Mesa redonda no I Fórum de Direitos Humanos e Refugiados (Foto: Gabriel Moreno PUCPR Câmpus Londrina)

Na programação da 34ª Semana Nacional do Migrante, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Câmpus Londrina –  promoveu na quarta-feira (19), o I Fórum de Direitos Humanos e Refugiados, lembrando o dia 20 de junho, Dia do Refugiado. Foram ministradas palestras com a coordenadora do Observatório das Migrações e professora da UEL, Cláudia Siqueira Baltar, e com a gerente da Cáritas Arquidiocesana de Londrina, Deusa Rodrigues Fávero.

 

A mesa redonda mediada pelo professor da PUCPR Londrina, Ruda Baptista, pesquisador de Direitos Humanos e doutorando em Direito Internacional, reuniu palestrantes e os convidados Blawasth Jean Baptiste, representante dos refugiados haitianos, além do representante da Polícia Militar, 2º Tenente Danilo Azolini. “É um tema sensível que exige mobilização da comunidade e é preciso trazer essas discussões à tona para que desse diálogo promova novas políticas públicas”, salientou o professor Ruda Baptista.

 

PASCOM Arquidiocesana e Assessoria de Imprensa da PUC

 

 

 

<Mais foto clique aqui>

 

Fotos Guto Honjo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *