No domingo, 2 de junho, a paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ibiporã, recebeu a abertura da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). Estavam presentes liderança de várias denominações das igrejas membros do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil) e de outras igrejas que não fazem parte do CONIC mas se ajuntaram ao MEL (Movimento Ecumênico de Londrina), para rezarmos juntos pela unidade: Igreja Luterana, Igreja Episcopal Anglicana, Igreja Católica, Assembleia de Deus, Igreja Metodista e Igreja Batista.

Na abertura vivemos um momento de fé muito profunda, com orações, cantos, escuta da Palavra e uma reflexão feita pela reverenda Lúcia Dal Pont da Igreja Episcopal Anglicana no Brasil.

Este ano refletiremos o tema “Procurarás a justiça, nada além da Justiça”, (Dt. 16, 18-20). A justiça é dada por Deus ao ser humano. Queremos refletir este tema em um momento no qual o direito está sendo negado à população.

Vivemos hoje uma intolerância e uma certa rejeição àquilo que é diferente. Mas este momento mostra que podemos superar as barreiras porque o que nos une é algo maior.

O encontro com o diferente é uma maneira pacífica de buscar o bem comum para todo o ser humano, onde podemos deixar de lado o ódio, a violência, a exclusão social e vivermos juntos como irmãos filhos do mesmo Pai.

Isso ficou muito claro no encontro de domingo, quando vimos pessoas de várias igrejas orando juntos pelo mesmo ideal. Que essa semana nos ajude a pensar mais nos nossos irmãos e irmãs, para que possam ter uma vida digna, numa sociedade onde, acredito eu, tem lugar para todos.

Pe. Wagner Rodrigues
Assessor Arquidiocesano da Comissão Ecumênica para o Diálogo Ecumênico e Interreligioso

<Mais fotos clique aqui>

Fotos Michael Moreto