A Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), será realizada em Londrina de 1 a 9 de junho de 2019, com o tema: “Procurarás a justiça, nada além da justiça” (Dt 16, 18-20).

Programação:

02/06 (domingo) – ABERTURA – 16h – Paróquia Nossa Senhora da Paz, Decanato Ibiporã.
Rua Primeiro de Maio, Centro-Ibiporã.
Reflexão: Reverendo Luís e Reverenda Lúcia

03/06 (segunda-feira) – 19h30 – Igreja Evangélica de Confissão Luterana
Rua Alagoas, 1.733, Londrina
Reflexão: Padre Wagner

04/06 (terça-feira) – 20h – Paróquia Cristo Bom Pastor – Comunidade São Leonardo Murialdo
Rua Mario Gobo – Conjunto Eucaliptos, Londrina
Reflexão: Reverendo Luís e Reverenda Lucia

05/06 (quarta-feira) – 8h30 às 10h – PUC – Pontifícia Universidade Católica
Rua Jokey Club- Hípica, Londrina
Reflexão: Pastor Uriel Silveira

05/06 (quarta-feira) – 20h – Paróquia Santa Cruz, Decanato Norte
Rua Wilson Gonçalves Brandão 535- Conjunto Luís de Sá, Londrina
Reflexão: Pastor Telmo

06/06 (quinta-feira) – 20h – Paróquia Santo Antônio, Decanato Sul
Rua Jair Carvalho de Oliveira – Conjunto Cafezal, Londrina
Reflexão: Reverendo Luís e Reverenda Lucia

07/06 (sexta-feira) – 19h – Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo, Decanato Centro
Rua Ibirá 99 -Centro, Londrina
Reflexão: Pastor Telmo

08/06 (sábado) – ENCERRAMENTO – 19h30 – Paróquia São Lucas (Igreja Episcopal Anglicana)
Rua Mossoró, 678 – Esquina com JK – Centro, Londrina
Reflexão: Padre Wagner

09/06 (domingo) – 14h – Aldeia Apucaraninha – Tamarana
Reflexão: Padre Wagner e Reverendo Luís

HISTÓRICO

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.

No hemisfério Norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico.

No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

Levando em conta essa flexibilidade no que diz respeito à data, estimulamos a todos os cristãos, ao longo do ano, a expressar o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e a orar juntos por uma unidade cada vez mais plena, que é desejo do próprio Cristo (Jo 17, 21).

A Semana de Oração pela Unidade Cristã 2019 nos convida a celebrarmos a Justiça fundamentada na graça de Deus. Esta justiça nos desafia a olharmos para a complexidade dos problemas da humanidade, a revermos as relações de poder e a compreender que os interesses individuais ou de grupos econômicos não podem ser colocados acima dos seres humanos, da integridade da Criação e do bem-estar da humanidade.

A Semana de Oração pela Unidade de 2019 foi preparada pelas igrejas da Indonésia, um país multirreligioso e com uma diversidade étnica surpreendente. No entanto, a pluralidade ao invés de ser motivo de alegria e celebração, tem sido em algumas situações, causa de divisões e agressões.Talvez estejamos vivendo em um momento da história em que a sobrevivência da Casa Comum está colocada em um risco muito alto. Diariamente, somos alertados e alertadas que precisamos transformar radicalmente nosso estilo de vida, nossas formas de organização, rever nossos valores, e redefinir as prioridades para a humanidade.

Que o Deus da Justiça e da Graça nos encoraje!

Em Comunhão Ecumênica,

Trecho da Carta das Igrejas-Membro do CONIC sobre a Semana de Oração 2019  (www. conic.org.br)