Com o lema “Eu vos fiz, disse Jesus – fazei-o também aos outros”, 26 missionárias claretianas comemoraram em fevereiro Jubileu de Ouro e de Prata de consagração

No Santuário Eucarístico Mariano – sede geral da Congregação das Missionárias Claretianas, no dia 3 de fevereiro de 2019, ocorreu a celebração de jubileu de consagração religiosa, sendo 21 Irmãs de 50 anos e cinco irmãs de 25 anos. Todas presentes, agradecidas, em comunhão com a Congregação e a Igreja nos lugares onde vivem sua missão.

A celebração foi presidida por dom Geremias Steinmetz, arcebispo da Arquidiocese de Londrina, Igreja-Mãe da fundação da Congregação Claretiana.

As jubilandas participaram de um mês de encontro, com retomada do passado de forma reconhecida e agradecida, conscientes do significado do jubileu para revigorar a energia missionária no tempo presente e relançar o futuro. Vindas do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Alagoas; da Argentina, Chile, Itália, Austrália, Filipinas, Costa do Marfim e Gabão, na África.

As irmãs recordaram agradecidas que a década de 1960 foi de intenso florescimento vocacional na Congregação Claretiana, com jovens que ingressavam em dezenas, vindas de vários estados brasileiros. Animadas pelo espírito alegre e missionário de Madre Leônia, eram acolhidas desde muito jovens, recebiam a formação necessária para responder ao chamado do Mestre Jesus e desejavam arriscar-se no serviço missionário, numa paixão pelo Reino, sem fronteiras, sem medo e sem medidas.

Isso possibilitou a expansão geográfica e missionária da jovem Congregação londrinense, chegando muito cedo aos cinco continentes. A consciência e compromisso eclesial de Dom Geraldo Fernandes e o ardor missionário de Madre Leônia, transmitiam confiança e segurança às jovens irmãs, sendo grande número delas ainda menor de idade, necessitando da autorização dos pais para seguir a outros países como missionárias.

Os dois grupos de jubilandas apresentam uma característica bem peculiar: a maioria delas empreendeu uma itinerância missionária admirável! Várias delas têm assumido lideranças em serviço de governo na Congregação, inclusive a terceira e a atual superiora geral. As jubilandas de ouro revelam um aprendizado do Carisma na convivência com os Fundadores, Dom Geraldo e Madre Leônia e firmaram os passos com muita audácia e determinação. As jubilandas de prata não conheceram os Fundadores, mas herdaram do perfil deles e do testemunho da primeira geração das irmãs, igual coração missionário, livre para ir além-fronteiras, servir corajosamente e assumir o exercício da liderança com qualidade evangélica.

Ir. Neiva Maria Fiorentin
Missionária Claretiana