No último dia 14 um incêndio de grandes proporções atingiu moradores de uma ocupação próxima à linha férrea no Jardim Novo Amparo

Doações estão chegando de todas as regiões da cidade, empresas, grupos de amigos e comunidades inteiras estão se mobilizando no sentido de proporcionar o necessário e amenizar o sofrimento das pessoas. Segundo Cristiane, desde o primeiro momento a Igreja Católica se mobilizou para acolher as vítimas e organizar, através dos Vicentinos, os cuidados com alimentação e doações para as famílias. As coletas das Missas dos dias 19 e 26 de janeiro na Paróquia Cristo Bom Pastor serão destinadas às famílias desabrigadas.

O fogo queima mais que bens materiais. O olhar distante das vítimas do incêndio parece buscar na memória o que foi perdido. Lembranças, fotos, documentos, o brinquedo preferido e todas as coisas simples de quem já foi golpeado outras vezes pela vida.

“Perdi tudo, roupas, móveis, documentos. Estamos aqui há quatro anos e ainda não fomos contemplados com nenhuma casa. Estamos aqui por necessidade, porque precisamos de um lugar para morar”, lamenta Biara e o filho, que estão contando com acolhida da Igreja Católica.

A articulação com irmãos de outras igrejas é prova de que o amor e cuidado com as pessoas rompe barreiras. A Igreja Assembleia de Deus forneceu marmitas a todos os que estavam precisando na noite seguinte ao incêndio.

A Rede de proteção local e os serviços públicos também estão assistindo as pessoas que perderam suas casas, buscando garantir os direitos dos mesmos, inclusive os que até agora não tiveram acesso, como o caso da moradia.

Como Igreja reafirmamos as palavras do Papa Francisco: “Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos. Terra, teto e trabalho, aquilo por que lutam, são direitos sagrados. Reclamar isso não é nada de estranho, é a Doutrina Social da Igreja. Os pobres não só sofrem a injustiça mas também lutam contra ela”.

Certo desse compromisso, o pároco da Paróquia Cristo Bom Pastor, Pe. Jacó motivou todos a contribuírem com doações e serviços, no que foi prontamente atendido, formando um bonito e amoroso mutirão em favor das famílias atingidas pelo incêndio.

Neste momento, pedimos a todos que em suas orações se lembrem especialmente desses irmãos, para que não desanimem diante das adversidades e que Nossa Senhora do Amparo abençoe a todos e todas que, a seu exemplo, se colocam a serviço do necessitados.

Serviço:

Doações em prol das famílias desabrigadas podem ser feitas na secretaria da Paróquia Cristo Bom Pastor (rua Nova Esperança, 222, conjunto Lindoia). Mais informações pelo telefone 3337-7595 (secretaria paroquial).

Leoni Alves Garcia
PASCOM Paróquia Cristo Bom Pastor