A Arquidiocese de Londrina marcou presença no 6º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom), nos dias 19 a 22 de julho, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, Santuário Nacional de Aparecida (SP), promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Com o tema “Comunicação e Igreja”, o encontro reuniu cerca de 500 agentes da Pascom de todos os regionais do Brasil, 40 deles do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná). A arquidiocese de Londrina foi representada pela coordenadora arquidiocesana da Pascom, Patrícia Caldana, e pela jornalista Juliana Mastelini Moyses.

O encontro destacou a responsabilidade que um agente de Pascom tem de comunicar a pessoa de Jesus Cristo, de forma criativa e eficaz. “Os comunicadores católicos têm que estar muito conscientes de que nós não comunicamos nós mesmo, mas comunicamos Nosso Senhor Jesus Cristo e o seu Evangelho. É Ele a verdade que liberta e é em nome dessa verdade que nós agimos. Ele é o motivo de estarmos dedicados a essa missão, a essa pastoral. Então se perdermos a ligação com Jesus Cristo, não vamos comunicar a verdade e vamos estar à disposição da comunicação que escraviza, comunicação que manipula. Então é sempre um desafio, um dos eixos da nossa atividade comunicacional é a espiritualidade, daí a importância do comunicador estar consciente de que ele precisa ter uma sintonia grande com Jesus Cristo e com o seu Evangelho. Este é o diferencial nosso enquanto comunicadores cristãos”, afirmou dom Darci Nicioli, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação.

Comunicação na Igreja, pastoral, rádio, fake news, democracia e assessoria de imprensa foram alguns dos temas tratados nas formações do encontro. Além das palestras, cinco seminários simultâneos contemplaram educomunicação, estruturação da Pascom, fotografia religiosa, mídias digitais e planejamento.
Foram temas que proporcionaram profundas reflexões sobre a realidade da comunicação para a evangelização, explica a coordenadora arquidiocesana Patrícia Caldana. “Pudemos refletir diversas vezes sobre a importância do trabalho da Pascom que vai além de técnicas e uso das mídias sociais, mas deve fomentar a formação, a espiritualidade e a reflexão para a compreensão da verdade”.

Patrícia também destacou a interação no evento com agentes da Pastoral da Comunicação de diversas regiões do Brasil. “Acrescenta na nossa vivência pastoral, pois temos a oportunidade de conhecer o trabalho da Pascom em diferentes realidades do nosso país. Para a nossa realidade, trazemos novos conhecimentos e novas ideias, para formar nossos agentes da Pascom, nas mais diversas realidades que nossa arquidiocese abriga”, conclui.

Um dos eixos da nossa atividade comunicacional é a espiritualidade, daí a importância do comunicador estar consciente de que ele precisa ter uma sintonia grande com Jesus Cristo e com o seu Evangelho

Coordenação
Durante o encontro foram apresentados o coordenador nacional e a secretária da Pascom Nacional, eleitos durante a reunião privativa dos bispos referenciais, assessores e coordenadores dos regionais. Os escolhidos foram os agentes: Marcus Tulius (Regional Leste 2), como coordenador nacional e Patrícia Luz (Regional Nordeste 3) como secretária.
Os participantes também acompanharam o resultado do 51º Prêmio de Comunicação da CNBB, gravado no dia 20 de julho no estúdio da TV Aparecida e transmitida ao público no dia 25 de julho.

Reportagem local

Representantes da Arquidiocese de Londrina no 6º Encontro Nacional da PASCOM (Foto arquivo pessoal)

Fotos Arquivo