Prestes a completar um ano de sua posse na Arquidiocese de Londrina, às segundas-feiras à noite e aos sábado de tarde, nosso arcebispo dom Geremias Steinmetz tem compromisso marcado com as comunidades da Igreja Particular de Londrina. Em cada um desses dias, a não ser em datas de eventos marcados, ele visita uma paróquia diferente, faz ali uma palestra e responde as perguntas dos fiéis. Depois da conversa, um lanche preparado pela comunidade é o momento de confraternizar e conhecer o arcebispo. Dom Geremias já visitou cerca de metade das 84 paróquias da arquidiocese e pretende visitar todas até o final do ano.

Nesta segunda-feira, 2 de julho, dom Geremias visitou a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Cambé, com a presença também dos fiéis das Capelas São Francisco de Assis e São Caetano Thiene que pertencem à paróquia. Foi um momento muito especial para a paroquiana Rosa Pereira Garcia, que todo dia coloca o arcebispo nas intenções da sua oração, mas ainda não o conhecia. “Foi emocionante, eu recebi ele na porta da igreja, mas não sabia quem era, depois vi ele conversando com o padre. Foi um momento especial porque todo dia eu rezo os mistérios do terço por ele e hoje tive a oportunidade de conhecer”.
O pároco padre Antônio Carlos Golfeti conta que a comunidade ficou animada em receber o arcebispo. “Veio um bom grupo, pelo menos umas 180 pessoas, na intenção de ouvir a voz do pastor. É importante essa presença dele para ver de perto a realidade da comunidade”, completa.

Logo que dom Geremias começou o trabalho na Arquidiocese de Londrina, iniciaram muitas reuniões, trabalhos e celebrações nas paróquias. Mas ele percebia que alguns horários importantes da sua agenda ainda estavam livres. Foi então que propôs aos padres visitar as paróquias. “Falar um pouco com o povo, com as lideranças, para poder pelo menos me dar a conhecer, falar um pouco do trabalho pastoral e também dar a oportunidade que as pessoas possam fazer perguntas”, conclui.

Juliana Mastelini Moyses
PASCOM Arquidiocesana