Em pré-assembleia realizada no sábado, lideranças falam do legado das SMP depois dos quase quatro anos de processo na arquidiocese. As contribuições farão parte do 17º Plano de Ação Evangelizadora

Lideranças das Santas Missões Populares tiveram uma pré-assembleia no sábado, 24 de junho, para discutir os rumos da missão permanente na arquidiocese. A reunião contou com a presença de pouco mais de 370 pessoas, entre padres, religiosos e leigos, que elaboraram uma síntese das contribuições das Santas Missões para a Igreja de Londrina. As contribuições levantadas serão consideradas na elaboração do 17º Plano de Ação Evangelizadora.
A pré-assembleia foi um momento também de celebrar os quase quatro anos em que a arquidiocese esteve totalmente envolvida com as missões. Os presentes, representantes de todos os decanatos, relembraram toda a caminhada para destacar as contribuições da missão para os rumos que a Igreja de Londrina vai tomar nos próximos anos. Na ocasião, dom Geremias Steinmetz assinou a Carta de Compromisso do Missionário. Cada missionário da arquidiocese também assinou a sua Carta de Compromisso no primeiro retiro das SMP.
Dom Geremias explica que este é um momento de síntese importante na arquidiocese, depois de quase quatro anos de trabalho em vistas das SMP, do 14º Intereclesial e dos empenhos do 16º Plano de Evangelização. “Agora é necessário fazer uma síntese e repensarmos a caminhada. Ver por onde nós temos que caminhar, quais os passos que precisamos dar, quais os trabalhos que precisamos continuar investindo com mais força, com mais energia.”
O primeiro passo em direção ao novo Plano de Evangelização foi dado em março com a pré-assembleia em vista do 14º Intereclesial. Além das SMP, também haverá uma avaliação de todo o trabalho do 16º Plano Arquidiocesano. “Isso então vai nos trazer para julgar e elaborar as proposições dos trabalhos para os próximo quatro, cinco anos. Estamos muito felizes, a arquidiocese está respondendo, os padres estão respondendo, o laicato está respondendo com muita energia também, e eu creio que com a graça de Deus e um bom discernimento, a gente poderá fazer um ótimo trabalho nos próximos anos”, completa dom Geremias.

Grupos
Depois da avaliação das SMP na arquidiocese, as pessoas foram divididas em 12 grupos, nos quais discutiram o processo das missões. Com grupos pequenos, há maior possibilidade de que todos sejam ouvidos e se leve em conta a realidade variada da arquidiocese. Representantes de cada grupo apresentaram o conteúdo discutido em plenária no final da assembleia.
“Essas discussões estão nos dizendo que Igreja missionária as pessoas querem na Arquidiocese de Londrina e como fazer para que as nossas paróquias se convertam em paróquias missionárias, bem como elencar para nós prioridades em vista das missões permanentes e desafios a serem superados pelo Plano de Ação Evangelizadora. As visitas nos mostraram uma realidade muito desafiadora e agora nós vamos eleger o que nós vamos fazer para contribuir com a missão permanente, para tornar a Igreja de Londrina uma Igreja com o pé no chão, que sabe onde pisa e que tem respostas a um desafio tão emergente que é a pobreza, a violência e o afastamento das pessoas de Cristo”, explica Paulo Tardivo, coordenador das SMP.

Continuidade
A pré-assembleia trouxe para os missionários a certeza de que a missão continua. “Havia muita dúvida ainda nas paróquias, nas comunidades sobre a continuidade das missões. E o que ficou evidente é que o projeto das SMP continua, já tem os eventos programados para essa sequência do ano e está inserida no próximo Plano de Ação Evangelizadora da arquidiocese”, comenta o missionário Eli Araújo, da Paróquia Rainha do Universo, coordenador das SMP do Decanato Centro.

Juliana Mastelini Moyses
PASCOM Arquidiocesana

Dom Geremias assinou a Carta de Compromisso do Missionário das SMP. Cada missionário da arquidiocese também assinou a sua carta no primeiro retiro das SMP (Foto Tiago Queiroz)

<Para ver as fotos clique aqui>