As Equipes de Liturgia e de Animação do 14º Intereclesial das CEBs já estão em Londrina-PR para vivenciarem e organizarem os detalhes que envolvem a preparação das Celebrações do encontro. Para tanto, nesta manhã de Domingo (21/01), após a oração do Ofício Divino das Comunidades juntamente com os membros da Equipe Ampliada Nacional, os responsáveis pelas Equipes reuniram-se para apresentar o que têm preparado e revisar o roteiro da Celebração de Abertura.

Em entrevista com Padre Dirceu Fumagalli, coordenador das Equipes de Serviço do Intereclesial, e Irmã Penha Carpanedo, assessora da Equipe de Liturgia, foram apresentadas a mística, a motivação e as perspectivas que envolvem as Celebrações do encontro, em especial os quatro grandes momentos celebrativos: Celebração de Abertura, Celebração da Palavra nas Comunidades, Celebração dos Mártires e Defensores da Vida, e Celebração de Encerramento e Envio.

Celebrar nas praças a cultura do encontro

Os espaços utilizados pelo Intereclesial foram denominados como Praças e cada uma delas nomeada com uma das árvores nativas do Brasil e, segundo o Padre Dirceu: “a praça é a centralidade do urbanismo, a centralidade do debate por isso nos reunimos na praça, debaixo das árvores que é lugar de encontro, lugar de falar de Deus, da caminhada e tomar decisões sobre o que vamos refletir.”. Referindo-se à Praça do Ipê (Praça da Bíblia), local onde será realizada a Celebração de Abertura no dia 23, afirmou que será “o lugar do encontro das pessoas e das comunidades, é a chegada, o abraço, a acolhida…”.

A Celebração da Palavra nas Comunidades, a ser realizada junto com as famílias hospedeiras nas Paróquias na quarta-feira (24), traz a raiz da identidade e espiritualidade da vivência das CEBs com a Palavra de Deus como fonte, ponto de unidade e orientação da caminhada. Os momentos de oração na Grande Plenária do Ginásio Moringão, denominada Praça da Araucária, serão assumidos pelas grandes regiões do Oestão, Nordestão e Nortão.

Já a Celebração dos Mártires e Defensores da Vida acontecerá no Aterro do Lago Igapó, nomeado Praça da Seringueira, onde o fio condutor será a memória daqueles/as que deram a vida na construção do Reino de Deus e de uma sociedade justa. A Celebração de Encerramento e Envio, na noite do sábado (27), será realizada no Moringão que se tornará a Praça da Peroba Rosa. “É a partilha! Nos encontramos em torno da Palavra que nos ilumina, lembrando que aqueles que nos antecederam ainda caminham com a gente, e assim partilhamos!”, disse Pe. Dirceu.

O caminho de preparação da Liturgia do 14º Intereclesial

Ao longo dos últimos três anos, a partir do trabalho da Ampliada Nacional e do Secretariado, a Equipe de Liturgia foi sendo composta e estruturou o seu trabalho através de Seminários Nacionais e vivências com a presença de representantes dos Regionais, sendo assessorados pela Rede de Animação Litúrgica, CELEBRA.

Irmã Penha Carpanedo conta como está organizada a equipe e os trabalhos: “A sequência da liturgia está dentro da sequência do encontro, e cada dia é uma celebração coordenada pelas Grandes Regiões. Foram três anos de organização: Um seminário e um encontro com a presença dos regionais, seguido de vários encontros maiores e diversas oficinas locais. E a Rede Celebra está como assessoria da liturgia do 14º Intereclesial, pois a Rede nasceu da necessidade das CEBs, a partir da preparação do 8º Encontro, em Santa Maria-RS. Na ocasião, a Equipe de Liturgia reunia-se diariamente para refletir sobre as Celebrações das Comunidades e grandes encontros, e como eles podem ser inspiradores para a vida litúrgica das Comunidades no seu dia a dia. Portanto, a Rede Celebra expressa a espiritualidade das CEBs.”, disse.

Elson Matias e Gleice Francisca
Equipe de Comunicação