No sábado, dia 28 de outubro, no Espaço Dom Bosco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora das 8 horas às 17 horas aconteceu a Assembleia Arquidiocesana que contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Londrina, párocos, vigários paroquiais, coordenadores de CPP, coordenadores paroquiais das Santas Missões Populares, coordenadores decanais dos GBR’s, dos destaques pastorais, das pastorais, dos movimentos e dos serviços. Além da presença dos reitores de seminários, seminaristas, coordenadores de CPD, coordenadora da CRB, diretoria dos diáconos permanentes. A assembleia iniciou-se com uma Lectio Divina, uma leitura orante da bíblia, realizada por Dom Geremias.

Na ocasião foi realizada a memória do histórico dos dezesseis Planos de Pastorais da Arquidiocese com seus objetivos e prioridades, como também foi relembrada a pesquisa realizada nos anos de 2009-2012. Diante do exposto, na parte da tarde os participantes em grupos pequenos puderam refletir e analisar as conjunturas pastorais da Arquidiocese de Londrina, bem como também traçar sugestões para o próximo plano da ação evangelizadora nos tempos atuais. “A nossa assembleia arquidiocesana foi um grande trabalho de conscientização e de síntese do histórico da ação evangelizadora da Igreja em Londrina, que deu perspectivas pastorais para às futuras ações. Nosso próximo plano de ação evangelizadora deve contemplá-lo, assim como também deve contemplar a eclesiologia do Papa Francisco e às diretrizes da Igreja no Brasil, à qual a CNBB representa”, afirmou Dom Geremias. Por fim, a Assembleia findou-se com uma proposta de ação para 2018 do Arcebispo e com convites e comunicados da Arquidiocese.

Seminarista Caio Matheus Caldeira da Silva
Coordenador da PASCOM Arquidiocese