No dia 22 de outubro a comunidade da Paróquia Santa Rita de Cássia teve a grande felicidade de receber o seu Arcebispo Dom Geremias Steinmetz. A data tem significado especial para a comunidade que cultiva a bela tradição de realizar uma celebração em honra de Santa Rita de Cássia todo dia 22 de cada mês (celebrada oficialmente no dia 22 de maio). A Memória é assim festejada pela comunidade ao longo de todo ano. Pessoas de vários lugares da cidade e até mesmo de outras localidades vem para recordar as maravilhas de Deus realizadas na vida de Santa Rita, também chamada santa das causas impossíveis.

Dom Geremias mostrou-se muito aberto e disponível na chegada à comunidade. O povo em geral mostrava-se ansioso pelo contato com seu novo Pastor. Logo na acolhida, o Arcebispo foi acolhido com uma efusiva salva de palmas. Na sua pregação, Dom Geremias, confirmou a fé do Povo de Deus ao aprofundar as leituras propostas recordando a soberania de Deus sobre a nossa vida, um Deus com o qual ninguém se pode comparar. Também destacou sua experiência em Roma nos tempos de estudos, nos quais, por diversas vezes, esteve na cidade de Cássia, no Santuário de Santa Rita, para auxiliar nas Confissões. Ele a apontou como exemplo atual de seguimento de Jesus; exemplo de mulher; de esposa; de mãe e de religiosa.

A celebração foi permeada por grande emoção. Ao longo da celebração houve a entrada da imagem de Santa Rita juntamente com sua relíquia; além da apresentação das crianças vestidas como ritinhas e chiquinhos (em honra a Santa Rita e São Francisco de Assis) e a tradicional benção das rosas, pães e objetos. O desejo pela proximidade e pela benção do Arcebispo fez com que grande número de fiéis se aproximassem e tornassem o momento da aspersão uma grande manifestação de fé, afinal, estar perto dos homens e mulheres de Deus nos faz estar também mais perto do céu.

Santa Rita de Cássia, Rogai por nós.

Padre Paulo Alencar
Pároco Paróquia Santa Rita de Cássia