Pastorais, Movimentos e Organismos Útimas Notícias

Imigrantes continuam com esperança!

#Compartilhe

“Para o migrante, a Pátria é a terra que lhe dá o pão.” (Beato J.B Scalabrini)

Haitianos do Jd. Ana Rosa de Cambé compareceram com boas expectativas no encontro convocado pela Pastoral do Migrante, Secretaria da Assistência Social e do Conselho de Igualdade Racial de Cambé no Domingo 20 de agosto, na Escola Profª Maria de Lourdes Gobi. Esse encontro teve por objetivo ouvir suas demandas, proporcionar esclarecimentos e formar uma comissão para efetivos encaminhamentos. Um encontro semelhante a este foi realizado no Jd. Sto Amaro no dia 30 de julho com os haitianos dessa localidade.

Um dos clamores mais fortes por parte das famílias foi com relação a vagas nas creches. A justificativa mais frequente ouvida por eles é aguardar a chamada pela lista de espera. Uma das consequências é o isolamento de convivência com crianças brasileiras e lentidão no aprendizado do português. Na busca pelo emprego muitos enfrentam a discriminação, o não reconhecimento de seus cursos profissionais e não cumprimento das propostas oferecidas. Por parte deles há um esforço diário na entrega de currículos em inúmeras empresas e locais de trabalho; compreendem a situação do país e têm consciência que o peso desta crise afeta mais ainda quem vem de outro país. Quais são as saídas?

Os representantes por parte do poder público e da Pastoral do Migrante presentes neste encontro fizeram várias considerações a partir dos relatos dos imigrantes e sugeriram algumas iniciativas:  formalizar e dinamizar essa comissão de haitianos no município, inclusão digital de imigrantes no programa municipal, preparar uma apresentação cultural de seu país na Comemoração  do Município e Festa das Nações e continuidade na integração social e acompanhamento pastoral.

Que as expectativas dos 40 participantes com seus filhos presentes, brincando alegremente, sejam conquistadas com fé e esforço incansável que os acompanham no dia a dia.

Pastoral do Migrante

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *