Orientações para as celebrações da peregrinação dos ícones do 14º Intereclesial nas Paróquias da Arquidiocese de Londrina

Londrina, 12 de julho de 2017.

Prezado Pároco,

O Ícone da Cruz peregrina do 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, após peregrinar por todas as Dioceses do Paraná chega à Arquidiocese de Londrina, sede do 14º Intereclesial que se realizará em Londrina nos dia 23 a 27 de janeiro de 2018. Nessa peregrinação teremos a Cruz, a imagem de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, a Bíblia e um banner do 14º Intereclesial das CEBs. Esses ícones serão  o elo Arquidiocesano entre as Paróquias da arquidiocese com o 14º Intereclesial. Recebendo esses ícones em nossa Paróquia, significará que somos um povo Deus que vive em comunidade em marcha constante  celebrando e rezando as “CEBs e os desafios no mundo urbano”, tema do 14º Intereclesial, com a iluminação bíblica “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo”(Ex 3,7).

Os objetivos da visita do icone da cruz peregrina da 14º Intereclesial são:

• Preparar as paróquias espiritualmente, rezando pelo 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs);
  • Criar uma integração entre Arquidiocese, as Paróquias e as comunidades;
  • Divulgar o 14º Intereclesial;
  • Continuar de forma mais intensiva o processo de construção do 14º Intereclesial.

Orientações litúrgicas:

1. Os símbolos podem ser colocados em destaque num espaço adequado no presbitério;
  2. Nas celebrações em preparação à chegada da Cruz colocar sempre em destaque: Bíblia, e Nossa Senhora do Rocio e o cartaz do 14º intereclesial;
  3. A mesa da Palavra deve ser bem preparada;
  4. Os cantos devem ser de acordo com a chegada da cruz e tempo litúrgico;
  5. Cruz (seja colocada no espaço adequado) onde toda a comunidade possa expressar gestos de veneração.

Importante:
É muito importante que aconteça na Paróquia uma celebração de acolhida no momento em que a cruz chegar. Além disso, nos dias em que os símbolos ficaram na Paróquia poderá organizar-se como viverá esses dias em que a cruz estiver presente na Paróquia: Visita da cruz em diversas realidades da Paróquia e comunidade. Além das celebrações sugeridas que segue pode-se também organizar a comunidade para: Oração do Terço; Celebração penitencial, Eucarística, peregrinação pelas comunidades, carreatas etc.

É uma sugestão, podendo ser outra conforme a comunidade quiser. Sejam criativos.

MISTÉRIO DA CRUZ

Os 10 aspectos do mistério da cruz de Cristo para o povo de Deus quando estiverem a venerar a cruz do 14º Intereclesial:

1. Na Cruz, Cristo conheceu os maiores sofrimentos do mundo. Quando você sofre, Cristo esta muito perto de ti. Confias a Ele os seus sofrimentos! Ele os levará contigo e te aliviará;
  2. Na Cruz, Cristo se identificou com aqueles que sofrem. Descubra os que sofrem em torno de ti. Jesus esta presente neles. Vá servi-los! Receberas alegrias!;
  3. Na cruz O crucificado definiu o sentido de sua crucificação como solidariedade para com todos os crucificados da história que, como Ele, foram e serão vítimas da violência, das relações sociais injustas, do ódio, da humilhação dos pequenos e do rechaço à proposta de um Reino de justiça, de irmandade, de compaixão e de amor incondicional;
  4. Na Cruz, Cristo perdoa os seus inimigos. Se estás ferido, também tu estas convidado a perdoar e reconciliar com os teus inimigos. Jesus te dará força. Peça e será dado!
  5. Na Cruz, Jesus amou cada um de nós. Se há duvida, peça que Ele mostre seu amor pessoal por ti;
  6. Aos pés da cruz Jesus, o missionário do Pai, nos entrega Maria sua mãe, como nossa mãe. “Filho eis ai tua mãe”;
  7. Na Cruz, Jesus entregou sua vida para o perdão de nossos pecados. Entrega teus pecados! Promete que não voltarás a pecar. E tu receberás seu perdão pelo batismo e pelo sacramento da reconciliação. Então experimentarás a alegria da salvação;
  8. Na Cruz, Jesus morreu para abrir o Céu. Reze pelos falecidos que você conhece. Receberás a Esperança da Vida eterna!
  9. Na Cruz, Jesus entregou sua vida por amor. Se quiseres ser feliz, entrega generosamente tua vida para amar cada dia como Ele!;
  10. Jesus ressuscitou. Ele venceu sobre o mal, os pecados e a morte. Se tiveres fracassos, se tem dificuldades para enfrentar o futuro, receba a energia da esperança! Com toda a Igreja, converte em missionário da esperança!

Esperança e alegria

assinatura pe joel final

Clique aqui para fazer o download das orientações>>