Há 49 anos começou a caminhada do Movimento das Equipes de Nossa Senhora em Londrina

A “espiritualidade conjugal” do Movimento das Equipes de Nossa Senhora começou a ser vivida nos idos de 1938, na França, quando quatro casais pediram ao Pe. Henri Caffarel que os guiassem na busca da santidade mesmo diante das realidades do mundo. “Façamos o caminho juntos”, ele respondeu. A partir daí uniram-se os Sacramento do Matrimônio e da Ordem em um único Movimento em busca de conhecer o pensamento de Deus sobre o casamento cristão.

Depois de chegar ao Brasil em 1950, as Equipes de Nossa Senhora logo se espalharam por todos os rincões desse nosso imenso país e, a partir de 29 de junho de 1968, foi iniciada a primeira equipe de base em Londrina.

Com espírito de louvor e agradecimento a Deus pelos 49 anos de existência do movimento das Equipes de Nossa Senhora em Londrina, no último dia 29 de junho foi celebrada na Paróquia Rainha dos Apóstolos a Missa de abertura do Jubileu de Ouro, presidida pelo Sacerdote Conselheiro Espiritual Regional, o Pe. José Lino Reinaldo Oliveira(SAC), e concelebrada pelo Pe. Miguel Angel(OSJ), Conselheiro Espiritual de duas equipes.

A Celebração Eucarística revestiu-se de um significado maior porque foi nessa mesma Paróquia que tudo começou a quase cinquenta anos através dos casais Doroty e Wanderley, Olga e Francisco, Jaira e João Batista, Eunice e Rainer e do Pe. Clemente Hermann. Ainda no primeiro ano do Movimento em Londrina a esse grupo integrou-se o casal Célia e Wilson. Depois de tantos anos vividos e dedicados às Equipes de Nossa Senhora, o Movimento tem a graça de ainda ter em seus quadros o casal Doroty e Wanderley, um casal que pertence ao Movimento em Londrina desde a primeira reunião.

Muito importante nessa celebração foram as presenças dos casais que já exerceram responsabilidades na Região Paraná Norte, nos Setores e Coordenação de Equipes Distantes, aos quais o SCER Pe. José Lino Reinaldo concedeu uma benção especial pelo trabalho desenvolvido em prol da santificação de tantos outros casais e sacerdotes.

Dom Hugo Cavalcante(OSB) elaborou uma oração em preparação ao grande Jubileu de Ouro das Equipes de Nossa Senhora em Londrina:

ORAÇÃO: Deus, nosso Pai, que para a redenção do gênero humano quisestes que o vosso Filho, Salvador de toda a humanidade, se fizesse homem no seio de uma família, acolhei a ação de graças jubilar das Equipes de Nossa Senhora em Londrina para que o Espírito Santo nos faça sempre fiéis ao carisma e com a sua força crie pontes de renovação na unidade.

Amém

Partilhamos com toda a Arquidiocese de Londrina a alegria em ver que há quase 50 anos o Espírito Santo permite que Casais e Sacerdotes caminhem rumo a Santidade, sendo diariamente “buscadores de Deus”.

Edna e Gilberto Jachstet (Casal Responsável Regional)
Padre José Lino Reinaldo Oliveira (Sacerdote Conselheiro Espiritual Regional)
Região Paraná Norte

Fotos: