Há três anos, por meio das Santas Missões Populares (SMPs), comunidades católicas estão em processo de preparação para receberem em Londrina os integrantes das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). São pessoas de todas as partes do Brasil e da América Latina que virão para a cidade para o 14º Intereclesial das CEBs. O encontro, que ocorrerá de 23 a 28 de janeiro de 2018, tem como tema: CEBs e os Desafios do Mundo Urbano, e o lema: “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7).

Para preparar a comunidade londrinense para este importante momento para Igreja, nos dias 15 e 16 de julho, será realizado o Catorzinho, evento teste para o 14º Intereclesial. Será uma amostra do grande encontro das CEBs, momento de testar as equipes e também fazer conhecer o 14º Intereclesial. “O Catorzinho é fazer o 14º chegar nas paróquias, nas comunidades, nas famílias. É levar para toda a arquidiocese, de norte a sul, de leste a oeste. Todo mundo tem que saber, todo mundo tem viver essa experiência, que não é de um grupo, é da Igreja”, explica padre Marcos José, vigário geral da Arquidiocese de Londrina e coordenador do 14º Intereclesial em Londrina.

Nos dois dias do encontro, a arquidiocese vai experimentar  o que será feito em cinco dias em janeiro de 2018. “Vamos fazer em dois dias, com mil pessoas, para reproduzir em cinco dias para 3,5 mil. No Catorzinho vamos refletir 5 temas, no 14º, serão 13 temas.” Para que isso chegue até as pessoas, de três a cinco fiéis de cada paróquia vão participar do Catorzinho e levar a experiência para as comunidades. “Dom Orlando falava que tem que fazer barulho, que toda a arquidiocese tem que saber o que é o 14º Intereclesial. E como vão saber? O padre Marcos e a equipe falando só é muito pouco. Por isso os paroquianos vão participar, e levar para as comunidades”.

Comunidade de comunidades

Padre Marcos explica que o 14º Intereclesial e o Catorzinho são a vivência de comunidade de comunidades, como diz a CNBB. “Eu lá minha rua tenho grupo de reflexão, eu sou comunidade. Lá na minha paróquia estamos rezando missa nos setores, é comunidade. Hoje a Igreja tá se formando em igreja comunidade de comunidades, setores, grupos de reflexão, organização dos bairros, das ruas. Em Londrina, o Intereclesial veio pra reforçar essa experiência, também com cunho social, olhando para o pobre, para o doente, o necessitado, sem excluir. Sendo a Igreja de Jesus Cristo, Igreja a serviço da vida, da sua concepção até seu fim natural”.

14º Intereclesial

A arquidiocese conta com 20 equipes bastante estruturadas para preparar, organizar e divulgar o encontro. As reuniões acontecem no terceiro sábado do mês. “Vamos receber gente de todo o Brasil, animadores e animadoras das comunidades. Serão aproximadamente 3 mil agentes de pastoral que virão a Londrina em janeiro”.
O Intereclesial na Arquidiocese de Londrina também reforça a experiência de Igreja com os Grupos Bíblicos de Reflexão, com igrejas de comunidades, com a setorização, fazendo sempre mais uma igreja a serviço do reino e do Evangelho, explica o padre.

Uma igreja que cada dia mais responda aos apelos, anseios e desafios do tempo presente. E ao mesmo tempo próxima do povo. “É Deus que vem ao nosso encontro, que ouve nosso clamor e escuta a nossa voz. É Deus que age conosco. Mas Ele quer contar com a nossa participação. Por isso, esse é um tempo de graça para nossa Igreja de Londrina e também para o Brasil”.
Para o padre, o mais importante é o povo viver essa experiência eclesial na oração. “Por isso, nós já estamos rezando em nossas comunidades, nos Grupos Bíblicos de Reflexão e nos Dias da Palavra e convidamos toda comunidade a rezar pelo Intereclesial. Todos são chamados a fazer parte desta grande família, desta grande comunidade.”

Waurides Alves
PASCOM Arquidiocesana