Um grupo de padres da arquidiocese esteve no Recanto Pascal, em Maringá, para o Retiro dos Presbíteros da Arquidiocese de Londrina, de 5 a 9 de junho. Um momento anual de oração e meditação, para fortalecer a fé e a caminhada pastoral. “Esse retiro é nosso alimento, todo ano precisamos refazer. Rezar, nos abastecer. É parte da nossa vida presbiteral, assim como a formação permanente, os cursos, as reciclagens, os aprofundamentos. É a nossa formação espiritual, para termos o que oferecer ao povo”, explica padre André Luis Oliveira, coordenador da Pastoral Presbiteral.

O retiro foi conduzido por dom Geremias Steinmetz, bispo diocesano de Paranavaí e abordou o tema Discipulado, a figura do padre e sua atuação no mundo e na sociedade. Todas as atividades foram direcionadas pela Palavra de Deus, com leitura orante da Bíblia. “A nossa vida pastoral, seja na paróquia, no seminário ou em qualquer outro trabalho exige muito de nós. Como muitas vezes Jesus disse, ‘vinde para um lugar afastado e descansai um pouco’, é importante uma parada para rever nossa vida, nossa caminha, nossa história, fortalecer nossas convicções. Para refazer as forças, rezar um pouco mais. É isso que o retiro proporciona. Além de ser um momento de convivência, fraternidade e partilha entre os padres”, completa padre André.

Juliana Mastelini
PASCOM Arquidiocesana