Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso Pastorais e Movimentos Útimas Notícias

Movimento Ecumênico de Londrina celebra a abertura da Semana de Oração pela Unidade Cristã

No dia 28 de maio de 2017 às 19h00 na Igreja de Confissão Luterana aconteceu a abertura oficial da Semana de oração pela Unidade Cristã, coordenada pelo Movimento Ecumênico de Londrina (MEL). A solene celebração ecumênica foi marcada pelas Igrejas cristãs: Católica Romana, Luterana, Episcopal Anglicana e Presbiteriana.

A presidência da celebração contou com presença de Dom Manoel João Francisco, Administrador Apostólico da Arquidiocese de Londrina, Bispo da Diocese de Cornélio Procópio, Pastor Telmo Emerich Pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, Rvda. Lucia Dal Pont Sírtoli, presbítera da Paróquia São Lucas, em Londrina da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e além disso com um grande número de fiéis participantes das diversas Igrejas presente. A celebração presidida pelo Pastor Telmo, seguido de momentos de perdão pela realidade de mundo que vivenciamos nos últimos dias, leituras da Palavra de Deus proclamada por diversos membros de outras igrejas.

A homilia coube ao Bispo da Igreja Católica Apostólica Romana, Dom Manoel João Francisco destacando que esta semana tem mais de 100 anos, a partir de 1908. E tem como motivo de oração os 500 anos da Reforma Protestante e este é o Primeiro Centenário da Reforma que está sendo comemorado com o Ecumenismo. Nos 400 anos anteriores existia um clima de divisão, mas a UNIDADE EM CRISTO prevaleceu porque todos devem ter a experiência da presença de CRISTO em suas vidas porque é o AMOR DE CRISTO que nos MOVE porque SEM ELE não há unidade. Recordou que a Unidade não significa Uniformidade. É a unidade na diversidade. Todas as igrejas organizadas de forma diferente, mas unidas na mesma fé  e o ponto central é  JESUS CRISTO. UNIDOS EM CRISTO, POR CRISTO E PARA CRISTO! Também lembrou da importância do perdão porque neste processo houve muito sofrimento e até morte. Neste pedido de perdão importante a busca da reconciliação, na unidade com paciência, porque o que NOS UNE é muito MAIOR do que nos DESUNE e nos separa. Para encerrar a Rvda. Lucia apresentou a programação da semana convidando todos a participação. Por fim após momentos de preces e cantos de ação graças o encontro celebrativo encerrou-se com um bonito momento de confraternização.   

Ir. Dirce Gomes da Silva
Membro do MEL e Coordenadora da Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo     

Fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *