”Uma oportunidade para imaginar outros mundos!”

A Campanha da Fraternidade deste ano nos ajudou a contemplar os biomas brasileiros em suas riquezas e diversidade, suscitando em nós o zelo para cultivar e guardar a Criação. E agora, seguindo suas pegadas a Semana do Migrante que acontece no Brasil de 18 a 25 de Junho tem como tema: Migração, Biomas e Bem Viver. Neste sentido, o Serviço Pastoral dos Migrantes preparou o Texto Base da 32ª Semana do Migrante como um convite à mudança de mentalidade ecológica frente a um sistema que necessita saquear a natureza para sustentar o ritmo frenético do consumo e reconhecer  que a migração forçada revela um sistema injusto que exclui milhões de seres humanos obrigando-os a migrar para sobreviver e salvar suas vidas. Outra consideração é que, o crescimento infinito é incompatível com um mundo finito. Assim, para diminuir as desigualdades e injustiças reinantes no mundo, é possível imaginar e construir uma outra forma de bem viver a vida, baseada na redução da produção e do consumo. Um caminho para reconstruir uma sociedade decente, não de abundância material, mas de um mundo sem miseráveis e sem lixo. (Fonte: texto base)

“Sabemos que é insustentável o comportamento daqueles que consomem e destroem cada vez mais, enquanto outros não podem viver de acordo com a sua dignidade humana. Por isso, chegou a hora de aceitar certo decréscimo de consumo, fornecendo recursos para que se possa crescer de forma saudável em outras partes.” (Papa Francisco – “Laudato Si”)

Equipe da Pastoral do Migrante

32 semana do migrante
Cartaz da 32ª Semana do Migrante

Membros da Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Londrina estiveram reunidos no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor no dia 30 de abril para o estudo do Texto Base e programar atividades para a Semana do Migrante.