A catequese no Decanato Rolândia busca constantemente um trabalho em união. As sete paróquias que formam nossa região possuem catequese ativa, catequistas em formação e bastante participação na vida comunitária. Formar cristãos, discípulos missionários como nos orienta o Documento de Aparecida é uma realidade vivenciada aqui.

Nossas catequistas formam uma rede de trabalho em conjunto. O coordenador da catequese no decanato, as coordenadoras paroquiais e catequistas, possuem uma relação fraterna e isso foi percebido na formação com a Irmã Sandra Pascoalato, no dia 18 de fevereiro, onde nossas paróquias firmaram o compromisso de começar a construção dos planos paroquiais de ação da catequese.

Temos no decanato duas Escolas Catequéticas Paroquiais. Uma na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e a outra na Paróquia São José de Jaguapitã. Esta segunda foi uma bela iniciativa das próprias catequistas daquela cidade (que passaram pela Escola Catequética Arquidiocesana de Aprofundamento) em transmitirem formação para as demais que ainda não haviam realizado a Escola Catequética Paroquial.

Como organismos ativos, nossas catequistas neste tempo pascal, onde Cristo Ressuscitado nos dá a vida nova, estão organizando as celebrações de Primeira Comunhão e Crisma. Algumas já fizeram a renovação dos votos do batismo e já celebram o Cristo Eucarístico, junto aos catequizandos do 3° tempo. Outras se organizam para a Celebração do Pentecostes e preparam os crismandos e padrinhos para a festa onde será conferido o Sacramento da Crisma.

Em tempo de missão, ainda é válido ressaltar os trabalhos conjuntos da pastoral catequética, da criança, dos coroinhas e a infância missionária. Tal trabalho em unidade está fazendo efeito nas realizações dos retiros mirins, e os comentários que ouvimos por todo o decanato são que os frutos produzidos estão sendo um novo florescer na Igreja.

Aproveitamos o espaço para agradecer o empenho dos(as) catequistas do nosso decanato, pedindo que Deus recompense todos(as) que trabalham pela nobre causa, se preparam e realizam os projetos catequéticos em nossa realidade local.

Vitor Henrique dos Santos
Decano de Catequese do Decanato Rolândia