Um grupo de mulheres haitianas do Jardim Ana Rosa – Cambé,  se reuniram no  salão paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no sábado, dia 1º de abril, a convite da Cáritas Arquidiocesana e Pastoral do Migrante com a finalidade de realizarem uma oficina de pão.

Inicialmente elas foram acolhidas por um grupo de mulheres da Pastoral da Criança que percebendo a presença de famílias imigrantes no bairro fazem visitas de acompanhamento às crianças. A maioria das mulheres está no bairro há mais de um ano, outras há poucos meses. Falar e aprender  português é ainda uma de suas necessidades, sem falar do desemprego que ameaça e desorienta a vida familiar.

Numa simples atividade de juntar os ingredientes para a confecção do pão, amassá-lo, dar-lhe forma, aguardar o tempo de crescimento e colocá-lo para assar, elas revelaram sua capacidade de interagir descontraidamente, mas firmes em suas propostas de reconstruir suas vidas aqui no Brasil. “Anoiteceu, amanheceu, foi mais um dia que Deus nos deu, por isso eu rezo, por isso eu bato palmas, por isso eu faço pão!” Paralelamente a esta oficina, duas voluntárias que participam do GT – Imigrantes, desenvolveram atividades com as crianças: desenhos, cantos, brincadeiras. Grupo  pequeno e super ativo. Jesus já dizia: “o Reino dos Céus é comparado ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha e que faz fermentar toda a massa..” (Mt. 13,33).

O apelo é misturar o que temos e somos, colocar o nosso fermento em ação e assim, poderemos partilhar prazerosamente do sabor do pão, saciar nossa fome física, emocional e espiritual, porque Deus caminha conosco!

Coordenação Cáritas e Pastoral do Migrante

Fotos clique aqui>>