seminarista pastoral missionaria (2)Entre os dias 01 e 06 de março, os seminaristas da Arquidiocese de Londrina estiveram reunidos em Missão na Paróquia São Vicente de Paulo (Decanato Centro). As casas de formação participantes foram: Seminário Propedêutico “São José”, Seminário Filosófico “Dom Albano B. Cavallin” e Seminário Teológico “Paulo VI”. Ao todo 24 seminaristas e 5 padres formadores participaram. A missão teve por lema “Deixa Jesus passar do interfone”.

O estágio pastoral-missionário começou na quarta-feira (01), com a Santa Missa de Cinzas na Igreja Matriz da Paróquia. Pe. José Rafael Solano Durán (pároco) em sua homilia enfatizou a alegria sua e da Paróquia em acolher a missão anual dos seminaristas em sua Paróquia, tendo em vista que ela é um grande campo vocacional para toda a Arquidiocese.

Após celebração eucarística, os formadores e seminaristas foram destinados para 12 setores da Paróquia (São Marcos, São Judas Tadeu, São João, São Tiago, Santo André, São Lucas, Santo Tomé, São Mateus, São Filipe, São Bartolomeu, São Paulo e São Pedro), onde ficaram hospedados até o domingo (05) nas casas das famílias.

Na quinta-feira (02), no período matutino, os formadores e seminaristas participaram de uma celebração eucarística às 7h no Santuário Eucarístico Mariano das Irmãs Claretianas. Logo após, rezaram às laudes na Igreja Matriz. Em seguida, o pároco, Pe. José Rafael em palestra apresentou a Paróquia, sua estrutura, CPP (Conselho Pastoral Paroquial), as pastorais e a atual setorização pastoral. Após sua colocação, a pastoral da saúde fez sua apresentação e desafios. Em seguida, o médico, Dr. Marcos Cabrera fez uma abordagem da saúde e cuidados com os idosos.

No período vespertino, os formadores e seminaristas fizeram visitas aos doentes e paroquianos, como também aconteceu o dia da palavra na Matriz e no período noturno aconteceu o dia da palavra em todos os 12 setores da Paróquia conduzido pelos seminaristas.

Na sexta-feira (03), às 8h os formadores e seminaristas se reuniram novamente em oração na Matriz. No período matutino, aconteceu uma palestra acerca da realidade pastoral da Capela “Mãe da Divina Providência”, da Cáritas paroquial e da Pastoral da Escuta e seus trabalhos missionários no Conjunto União da Vitória (Londrina).

Na parte da tarde, os seminaristas continuaram às visitas aos doentes e paroquianos. À tarde, na Matriz os padres formadores e convidados ajudaram nas confissões. No período noturno aconteceu uma ação pastoral inédita na Paróquia. Aconteceram 12 celebrações eucarísticas nos 12 setores da Paróquia simultaneamente. Em missa no Setor São Mateus, Pe. José Rafael afirmou: “Nossa Paróquia recebeu um canal de graças essa noite: doze eucaristias e doze presbíteros em doze comunidades da nossa Paróquia, uma Igreja em saída como nos convoca o Papa Francisco”.

No sábado (04), aconteceu a oração das laudes às 8h, em seguida os seminaristas se reuniram em um momento vocacional interativo com todos os catequizandos e catequistas da Paróquia. No período vespertino, os seminaristas se reuniram com o Grupo de adolescentes Sedecias, onde aconteceu outro momento vocacional. No período noturno, às 19h o Cardeal Dom Gerado Magela Agnelo presidiu celebração eucarística na Igreja Matriz.

Em seguida, aconteceu no gramado da “Casa da Memória” um Luau Vocacional com jovens do Grupo Príncipe da Paz e Atos 21, onde aconteceram testemunhos vocacionais com casais, religiosas e seminaristas sobre às vocações específicas. O momento foi encerrado com uma adoração ao Santíssimo Sacramento conduzida pelo Pe. José Luís Primão, reitor da Filosofia.

No domingo (05), aconteceu o encerramento das missões, com missa presidida pelo Administrador Apostólico Dom Manoel João Francisco e concelebrada pelos padres formadores. Após celebração aconteceu um almoço festivo na casa de uma família da Paróquia.

Na segunda (06), os seminaristas da Teologia e do Propedêutico participaram de uma celebração eucarística na Igreja Matriz e do Grupo Caminhando com Maria (RCC) que acontece semanalmente na Paróquia.

Seminarista Caio Matheus Caldeira da Silva
PASCOM Arquidiocesana