seminaristasEntre os dias 24 de fevereiro e 01 de março, os seminaristas da Arquidiocese de Londrina estiveram participando de um retiro no Carnaval. O retiro aconteceu na Casa de Retiros e Encontros Emaús. Estiveram presentes todos os seminaristas da Arquidiocese de Londrina (exceto aqueles que estão em ano de estágio pastoral-administrativo), os seminaristas do: Seminário Propedêutico São José; do Seminário Filosófico “Dom Albano B. Cavallin” e do Seminário Teológico “Paulo VI”.

Durante o evento, os padres formadores se fizeram presentes: Pe. Alcides de Bastiani (Diretor Espiritual), Pe. Edivan Pedro dos Santos (Reitor do Propedêutico), Pe. José Luís Primão (Reitor da Filosofia) e Pe. Isaac Aguiar Luz (Reitor da Teologia). O retiro também contou com a presença do Pe. Marcos José dos Santos, Vigário Geral e membro do Conselho de Formadores.

O retiro teve como orientador espiritual o Monsenhor Matthias Jacobus Andreas Ham, padre de origem holandesa, da Diocese de Ponta Grossa (PR). Mons. Matthias é Mestre em Psicologia Clínica da Religião e Teologia Espiritual pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Atua diretamente na formação presbiteral com formadores e candidatos ao presbiterato.

Em seu decurso, o retiro teve por objetivo conduzir os seminaristas a um desenvolvimento maior de integração pessoal, com o auxílio dos dados provenientes da espiritualidade e da psicologia clínica. Os temas trabalhados incidiram nos aspectos práticos, espirituais e psicológicos da vida presbiteral, como: crescimento espiritual e humano, o amadurecimento afetivo-sexual, a configuração a Jesus Cristo, Bom Pastor.

mosenhor matias
Monsenhor Matthias Jacobus Andreas Ham

Mons. Matthias também abordou temas relativos como: a identidade pessoal, social, afetiva-sexual, a consciência e a sua relação com a liberdade, fazendo paralelo com os conselhos evangélicos da obediência, pobreza e castidade. “A formação presbiteral deve ser um processo de internalização de valores; deve-se formar candidatos para a autenticidade, para serem pessoas de uma só peça, serem verdadeiros e fiéis ao projeto que se propuseram a trilhar nos anos formativos”, afirmou Mons. Matthias.

Durante o Retiro, ocorreu também uma noite penitencial, onde os seminaristas puderam contemplar e vivenciar ainda mais a misericórdia de Deus pelo sacramento da penitência (confissão). Esse momento contou com a presença do Pe. Marcelo Gomes dos Santos, Pe. Laurindo Lopes da Silva, e Pe. Alcides de Bastiani, os quais foram confessores.

Por fim, o retiro acabou com uma partilha das experiências espirituais e de conhecimento próprio que o retiro proporcionou. No fim do mesmo dia, os seminaristas iniciaram uma missão na Paróquia São Vicente de Paulo (Londrina) para uma experiência missionária anual de costume na formação presbiteral.

Atualmente a Arquidiocese de Londrina têm 27 seminaristas: 05 seminaristas no Propedêutico; 11 seminaristas na Filosofia, 08 seminaristas na Teologia e 03 em ano pastoral-administrativo aguardando às ordenações diaconais e presbiterais.

Seminarista Caio Matheus Caldeira da Silva
PASCOM Arquidiocesana