irmas-da-reparacaoTudo é dom, tudo é graça!

“Admiro as Irmãs da Reparação, pois vivem os 3 votos que são: pobreza, castidade  e obediência que é o reflexo do Evangelho de Jesus Cristo não na teoria mas na prática”. Dom Orlando Brandes Arcebispo  de Londrina

Cinquenta anos atrás, um grupo de 5 corajosas Irmãs, deixavam sua terra natal, a Itália, partindo do Porto de Gênova, com destino ao Brasil. Itabuna, Bahia, foi o berço que acolheu estas missionárias que depois de terem ouvido o apelo do Papa, para que as Congregações Religiosas, fossem evangelizar o continente Latino Americano, responderam com generosidade este chamado. Agradecemos a Deus pelo desempenho destas mulheres corajosas, pioneiras em plantar a semente da Reparação em terras brasileiras, foram elas: Madre Ada Giorgetti, Madre Luigia Cattaneo, Madre Adelaide Fumagalli, Madre Lina Dello Vicario e Rafaela Corvino.

Vieram mais tarde outras e se uniram a elas, formando assim um grupo de 14 missionárias. Foram abertas mais duas casas no Estado da Bahia, em Seabra e Lençois. As Irmãs desenvolviam as mais variadas atividades, no campo social e missionário. Em 1975 foi aberta a primeira casa do Instituto no Estado do Paraná, na Diocese de Apucarana, na cidade de São João do Ivaí. Em 1976, a convite do Sr. Bispo, Dom Geraldo Fernandes, O Instituto abre a segunda casa, no Paraná, na Arquidiocese de Londrina, Paróquia São José Operário. Não podemos deixar de agradecer de maneira toda especial o casal Sr. José Tonon e D. Leonilda, que muito apoiou as Irmãs no inicio da caminhada aqui. A nossa presença aqui na paróquia foi muito marcada por duas Irmãs que se destacaram na organização pastoral, não apenas na sede da paróquia, mas também nas capelas:  hoje,  Santuário São Judas Tadeu e Paróquia São Santiago Apóstolo,  foram elas, Madre Luigia Cattaneo e Madre Elisabetta Gaulbusera. E não podemos deixar de lembrar  de modo particular a Madre Catharine que com sua simplicidade tanto evangelizou nesta comunidade, com uma vassoura na mão conquistou muitos corações.

Tudo é Dom, Tudo é Graça! Deus faz história conosco, Ele nos concede de estarmos aqui, após 50 anos, continuando a história. Hoje somos nós que continuamos a cultivar esta semente da Reparação, reparar é acolher, é amar e ter misericórdia e devolver à dignidade a pessoa humana.  Muito obrigada Irmãs pela dedicação de vocês.  Queremos agradecer a todo o povo que caminhou e caminha conosco durante estes anos, aqueles que nos ajudaram a celebrar esta festa, a todas as pastorais e grupos, ao  Pe. Jaime Alonso Botero Gallo , aos cantores, ao pessoal  amigo, que veio nos homenagear com a sua presença. Somos conscientes da nossa grande responsabilidade, por isso pedimos a todos que rezem por nós para que continuemos fieis e perseverantes na nossa vocação. Em nome do Instituto o meu agradecimento sincero.  Obrigado a Todos. Deus lhes abençoe.

Irmã Maria Aparecida do Couto
Delegada Regional do Brasil
Instituto Irmãs da Reparação

Clique aqui para ver as fotos>>