irmas-pastorinhas-londrina-7

Quando era vigário paroquial em Narzole, norte da Itália, o jovem Padre Tiago Alberione percebeu quanto bem faria ao povo de Deus, a presença de mulheres consagradas que atuassem na missão pastoral da Igreja, ao lado do sacerdote. Foi a partir desta experiência que o Espírito de Deus suscitou na Igreja o nascimento da Congregação das Irmãs de Jesus Bom Pastor, mais conhecidas como ‘Irmãs Pastorinhas’. No dia 07 de outubro de 1938 Padre Tiago Alberione dava início à Congregação.

Oito anos após, animadas de ardor missionário, no dia 10 de outubro de 1946, chegavam, na cidade de São Paulo, vindas da Itália, as duas primeiras Pastorinhas. Era o início da Congregação em terras brasileiras.

1946 – 2016! Com infinita gratidão a Deus e a tantos colaboradores celebramos os 70 anos de presença das Pastorinhas no Brasil. Formamos hoje 30 comunidades espalhadas pelos estados de Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Acolhendo do Espírito o dom de participar do ministério pastoral de Cristo, em comunhão com os pastores da Igreja e com as lideranças leigas, colaboramos na edificação das comunidades cristãs, partilhando com todos a nossa vida com simplicidade e alegria e dedicando-nos à formação dos agentes de pastoral, ao acompanhamento das famílias, ao anúncio da Palavra, à animação da Liturgia e ao serviço da Caridade. Como o Bom Pastor, cuidar da vida: eis a nossa missão!

Dizia-nos o nosso Fundador, o Bem-Aventurado Padre Tiago Alberione: “Olhai sempre Jesus Bom Pastor e vivei segundo Ele”. E mais adiante: “As Pastorinhas são pessoas que, tendo penetrado a doutrina de Jesus, vivendo na intimidade com Jesus, dividem-se em pequenos grupos, estabelecem-se em uma paróquia, onde consideram as almas como próprias por adoção… e colaboram no apostolado com o pároco no instruir e zelar… elas serão as irmãs, as mães, as mestras, as catequistas, as consoladoras de toda a dor, uma raio de luz e de sol benéfico e contínuo na paróquia”.

Elevando a Deus o nosso hino de gratidão, pedimos também a todos que nos acompanhem com a oração para que sejamos fiéis ao chamado e missão que o Senhor nos confiou.

Irmãs Pastorinhas de Londrina.

[Best_Wordpress_Gallery id=”125″ gal_title=”Irmãs Pastorinhas 70 anos de Brasil”]