pastoral-da-saude-4

No dia 01 de outubro, com as bênçãos de Santa Terezinha Padroeira das Missões, aconteceu a Assembleia da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Londrina e contou com a participação  de aproximadamente 50 agentes de pastoral vindos dos diversos decanatos.

Pelo método ver, julgar e agir as Coordenadoras Vera Lúcia Stolf e Maris Lanzarini apresentaram as atividades realizadas desde a última assembleia e olhando para tudo que fizeram os presentes apontaram avanços, fragilidades e propostas para a superação dos desafios que surgem na atuação cotidiana e comunitária,  junto aos que sofrem enfermidades,  falta de cuidados, de recursos e de acesso a uma política pública onde as doenças possam ser prevenidas e adequadamente tratadas.

Dentre os principais desafios e metas a Assembleia da Pastoral da Saúde destacou os seguintes pontos:

– Fortalecer a presença dos padres junto aos doentes e familiares;

– Reforçar a participação em espaços políticos como os conselho comunitários em suas diversas instancia;

– Capacitação permanente dos agentes da pastoral, com foco nos protocolos hospitalares relativos à visita domiciliar;

– Atenção a espiritualidade dos agentes de pastoral.

Ainda na perspectiva profética da atuação do agente de pastoral, promoveu-se uma reflexão sobre a PEC 241, que trata da redução de recursos e investimentos nas áreas da saúde e educação. Uma moção de repudio foi proposta, aprovada e será encaminhada, reafirmando o papel protagonico das pastorais sociais, dentre as quais a pastoral da saúde destaca-se pela participação ativa nos Conselhos Comunitários e demais lutas em defesa da dignidade humana e levando consigo a força da palavra de Deus seguem  anunciando, denunciando e consolando.

A Assembleia Arquidiocesana da Pastoral da Saúde encerrou-se com um relato das vivências da Assembleia Geral, ocorrida no dia 05 de setembro, no Centro Universitário de São Camilo, em Ipiranga SP, que teve como  tema: “Que modelo de Pastoral e Assistência Espiritual necessita o mundo moderno?”, e na qual a Arquidiocese de Londrina se fez presente. Animados pelas palavras do Papa Francisco, na XXIV Jornada Mundial do Enfermo em 11 de fevereiro de 2016 “A todos aqueles que estão ao serviço dos doentes e atribulados, desejo que vivam animados pelo espírito de Maria, Mãe da Misericórdia. A doçura do seu olhar nos acompanhe neste Ano Santo, para podermos todos nós redescobrir a alegria da ternura de Deus”, Pastoral da Saúde expressão da solicitude da Igreja continua firme sua missão de ser sinal do amor de Deus e Esperança diante da obscuridade da doença e do sofrimento.

PASCOM Arquidiocesana

One Reply to “Pastoral da Saúde realiza assembleia”

Terezinha

Gost
    ei muito do trabalho da pastoral.