25-anos-jubileu

Coroando a novena festiva  de celebrações pelo Jubileu de 25 anos de criação da Paróquia São Vicente de Paulo em nossa arquidiocese de Londrina, na noite de 27/09/2016, contamos com a valiosa presença de nosso arcebispo Dom Orlando Brandes que presidiu a santa Eucaristia, dando-lhe a conotação própria do momento: a ação de graças a Deus pela história construída que fizeram acontecer a importância deste momento.

Dom Orlando em sua homilia fez memória agradecida da vida, missão, carisma e inspiração sempre atual de São Vicente de Paulo; disse ele: “nossa arquidiocese não apenas é privilegiada, mas necessitada do espírito de São Vicente de Paulo”.

Lembrou ainda que no contexto geográfico, a confirmação da atualidade do carisma deste patrono, é a continuação da caridade pelas obras assistenciais vicentinas, de forma especial do asilo no cuidado dos idosos, bem como das inúmeras conferencias vicentinas que atuam em favor dos necessitados e ainda pela fundação da Congregação das missionárias Claretianas, por Dom Geraldo Fernandes Bijos e a Serva de Deus Madre Leonia Milito, que igualmente continuam exercendo a caridade nos cinco continentes, como expansão missionária do chão sagrado desta paróquia.

Dom Orlando ainda recordou a importância de este jubileu estar acontecendo no ano santo da misericórdia, chamando-nos a intensificar a caridade, como expressão da presença de Jesus hoje entre os irmãos sofredores de tantos males. Animou para a vivacidade dos Grupos Bíblicos de Reflexão e do movimento significativo que acontece com as Santas Missões Populares e que aproxima as mais diversas pessoas na experiência de fé, da fraternidade e da ajuda ao próximo como outrora São Vicente também fez.

Por fim agradeceu a generosa colaboração que esta paróquia oferece à Mitra Arquidiocesana, o que possibilita investir em novas frentes missionárias e animou o povo a sentir-se coparticipante deste espirito caritativo e missionário de São Vicente de Paulo, além das fronteiras da paróquia.

O pároco Pe. José Rafael Solano Durán, em seus agradecimentos reconheceu a ação divina sustentando os mais diversos e valiosos grupos que a compõe, enaltecendo a ajuda e esforços na realização da novena patronal e do tríduo de festas que congregou muitas pessoas, certificando que toda a renda financeira da Vicent Fest será direcionada para a construção da capela São João XXIII, a mais nova comunidade instituída na paróquia. Pe. Rafael, também mencionou o foco de cada uma das celebrações com a homilia de seus respectivos presidentes, sendo: Pe. Irio Rissi, Missionário Claretiano, que representou a Paróquia Coração de Maria da qual foi criada há 25 anos a Paróquia São Vicente de Paulo. Pe. Pedro, o primeiro pároco; Pe Ildo Valadão, que foi pároco por 16 anos; Pe. Joel Medeiros, seu sucessor. O cardeal Dom Geraldo Magela Agnelo, então arcebispo quando da criação da paróquia. Dom Albano Cavallin, bispo emérito, grande animador da juventude e dos GBRs; Frei Everton Berny Machado – Carmelita, representando com grande grupo de leigos e as religiosas Salesianas da comunidade Nova Esperança, no bairro União da Vitória, que contam com a fraterna ajuda humana, material e evangelizadora, desta nossa paróquia. Por fim, neste coroamento com o arcebispo, Dom Orlando Brandes, com sua palavra de fortalecimento e confirmação na fé e na missionariedade, desta porção de seu rebanho.

Pe. Rafael também enfatizou a significativa presença da superiora geral Ir. Dulcinea R. de Almeida e a Irmãs da Congregação Claretiana, sempre presentes em toda a ação missionária da Paróquia, desde muito antes da história da paróquia.

A celebração foi concluída com animada queima de fogos, e confraternização, marcando assim a expressão agradecida de toda a comunidade, que nesta Igreja, ao alto da Avenida Higienópolis, cercada de novos edifícios, mantém sua marca fiel, no serviço caritativo de um lado pelo asilo São Vicente de Paulo e do outro lado, o Santuário Eucarístico Mariano, e a sede geral de 17 países da congregação Claretiana, com o expressivo movimento em torno da causa de beatificação da Serva de Deus Madre Leonia Milito.

Que São Vicente de Paulo, homem de fidelidade a Deus e autêntico amor ao próximo, suscite muitos, santos e fiéis discípulos missionários de Jesus.

Ir. Neiva Maria Fiorentin
Missionária Claretiana

<Clique aqui para ver as fotos>

Fotos Tiago Queiroz