A invisibilidade do Negro
Nos dias 10 e 11 de setembro aconteceu na cidade de Curitiba a Assembleia do Pastoral Afro Brasileira do Regional Sul II que teve como tema A INVISIBILIDADE DO NEGRO. A assembleia objetivou refletir sobre memória e invisibilidade do negro na sociedade brasileira e suas consequências. Aproximadamente 60 pessoas das diversas regiões do estado se fizeram presentes e refletiram sobre a função social da Pastoral Afro e a importância da união e conhecimento da história para o fortalecimento do cuidado, seja na família, escola, igreja ou na sociedade. Espaços onde deveria prevalecer o amor e a inclusão, mas que muitas vezes reproduzem discursos e comportamentos de exclusão e preconceito.
Uma análise de conjuntura foi apresentada e que alertou para a necessidade de se ampliar o olhar e a ação para as questões estruturais que permeiam as relações sociais e chamou a atenção para a necessidade de quebrar paradigmas cristalizados. “Afrobetizar” conhecer as raízes e que o faz com que a população negra seja a mais vulnerável, sendo vítima da pobreza, da injustiça, da mortalidade juvenil e do descaso das autoridades.
Pe. Cristiano, um dos assessores da assembleia, afirmou também que ” a invisibilidade da questão racial do negro londrinense é incontestável, e infelizmente é interpretada como um fato que não se nota, não se discute e assim permanece. É como se não existisse. A negação da memória limita a oportunidade dos negros moradores da cidade, de conhecer a própria origem, história cultural e, por isso, alguns manifestam dificuldades em compreender e reconhecer a sua Identidade”. Realidade essa vivenciada pela quase totalidade dos municípios representados na Assembleia.
“Momentos como esse fortalecem nossa caminhada e nos anima. Esperamos que o clamor do povo negro sufocado por tanta hipocrisia se faça ouvir na Igreja do Paraná e com as bênçãos da Negra Mãe Aparecida encerrou se a Assembleia, mas não os trabalhos, pois muito ainda precisa ser feito”. completou Valdiza Lime coordenadora da Pastoral Afro da Arquidiocese de Londrina.
Leoni Garcia
PASCOM Arquidiocesana
[Best_Wordpress_Gallery id=”118″ gal_title=”Assembleia Pastoral Afro Brasileira do Regional Sul II”]
Essa Assembleia foi maravilhosa as dúvida que nos tinha foi muito bem esclareci do muito obrigado os pedres q tava la