Dr. Francisco Orofino

Começa hoje na Catedral Metropolitana de Londrina a partir das 19h30 o Curso Bíblico com o tema “Profecia em Defesa da Vida” assessorado pelo Dr. Francisco Orofino que é da Diocese de Nova Iguaçu do Estado do Rio de Janeiro.

O Curso é promovido todos os anos no  mês de setembro pelos Grupos Bíblicos de Reflexão (GBRs), e é direcionado a toda comunidade. Neste ano o tema será “Profecia em Defesa da Vida” e o livro estudado será do profeta Miquéias “um livro muito atual, pois o profeta faz uma denúncia muito incisiva contra a corrupção dos dirigentes, é um profeta que tem uma linguagem bastante crítica, contundente daqueles que tem poder, que são aqueles que colocam em prática as maldades que tem em suas mentes e ao mesmo tempo o profeta busca uma mensagem de esperança para o povo, é isso que vai acontecer na Catedral com o povão” afirma Dr. Francisco.

Paralelo ao Curso dos leigos, durante o dia terá a Formação com o Clero, em uma perspectiva de espiritualidade profética, “o padre exerce uma liderança religiosa através do seu sacerdócio, como despertar dentro de cada um a espiritualidade profética, que no fundo é a espiritualidade básica de Jesus” afirma Dr. Francisco.

“A perspectivas são as melhores, pois nas Santas Missões Populares e também no 14º Intereclesial, a profecia é muito importante, a comunidade cristã tem que ter a consciência que ela é um sinal profético para a sociedade, por isso temos que reforçar os valores proféticos dentro da comunidade cristã, pois ao mesmo tempo é uma denúncia, porque a sociedade de hoje é uma sociedade individualista e a profecia é comunitária, uma sociedade consumista e a profecia se constrói em cima da partilha, é uma sociedade violenta e a comunidade deve ser um instrumento de justiça e de paz, eu creio que a espiritualidade profética do mês da Bíblia desse ano “A Profecia em Defesa da Vida” vai nessa perspectiva  de que maneira nós como comunidade cristã somos um sinal para o mundo de hoje” completa Dr. Franscisco.

Tiago Queiroz
PASCOM Arquidiocesana