Nos dias 09 a 11 de setembro Londrina sediou o 2º Encontro Estadual de Ecumenismo. O tema “Casa Comum: cuidado e responsabilidade” inspirado na Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016.
Assessoram o encontro a Pastora Romi Marcia Bencke do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil.) e o Pastor Werner Fuchs da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil).
Contamos com a presença marcante da REJU (Rede Ecumênica da Juventude), trazendo a esperança e a alegria dos jovens cristãos. Também se fizeram presentes Dom Orlando Brandes Arcebispo de Londrina e e Dom Manoel João Francisco (Bispo de Cornélio Procópio).
O Paraná tem uma forte organização ecumênica contando com o MECUM (Movimento Ecumênico de Maringá), MEL (Movimento Ecumênico de Londrina) e o MOVEC (Movimento Ecumênico de Curitiba) que vivenciam a busca da unidade entre as igrejas cristãs, num processo de entendimento que reconhece e respeita a diversidade, colocando-se a serviço na vivência do Evangelho e as exigências do Reino de Deus.
Atuam na busca do dialogo, defesa dos direitos humanos e promoção de uma cultura da paz. Muitas são as iniciativas da ação ecumênica, porém a ecologia e o cuidado aparece com a criação aparecem como urgência, visto que todos percebem a gravidade dessa questão.
É reconhecido que o papa Francisco, desde os primeiros dias do seu pontificado, suscita expetativas de uma comunhão com palavras e gestos reforçando o desejo de Jesus de Nazaré “Que sejam um para que o mundo creia” (Jo 17, 21).
A estrada é ainda longa, mas o ecumenismo não é uma moda nem um sinal dos tempos: está na vontade do Senhor Jesus Cristo e ser ecuménico faz parte do ser cristão.
Leoni Garcia
PASCOM Arquidiocesana
[Best_Wordpress_Gallery id=”115″ gal_title=”2º Encontro Ecumênico do Paraná”]
Fotos
Douglas Estevan – PASCOM