#Compartilhe

n.s. do carmoO Escapulário de Nossa Senhora do Carmo: uma aliança de amor

Desde os primórdios, a Ordem Carmelita teve uma notável veneração à Santíssima Mãe de Deus. Tal característica refere-se ao fato de que Nossa Senhora foi escolhida como sua protetora, a ponto de no século XII, no Monte Carmelo, ser erguida uma capela onde se venerava a Mãe de Jesus. Maria passou a ser invocada pelos religiosos carmelitas como “Santa Maria do Monte Carmelo”, “Nossa senhora do Carmo”. Os primeiros carmelitas não só estimavam a Mãe de Deus, mas buscavam ter uma vida mariana, procurando imitar suas virtudes. O Evangelho apresenta Maria como aquela que escuta a Palavra de Deus, medita em seu coração e a põe em prática.

A devoção a Virgem Maria na família carmelitana está ligada à difusão do ESCAPULÁRIO DO CARMO (ele é composto de duas pequeninas peças de pano marrom, unidas entre si por dois fios ou correntes, próprio para ser colocado sobre os ombros). Segundo a tradição, a Virgem Maria entregou o santo Escapulário a São Simão Stock, na aurora do dia 16 de julho de 1251, como sinal da sua predileção, com estas palavras; “Recebe, filho bem-amado, este Escapulário como sinal da aliança que estabeleço entre mim e os carmelitas; será salvação nos perigos da vida, e quem morrer com ele não se condenará”.

O Escapulário não é um amuleto mágico, por isso, todo aquele que dele estiver revestido deve levar uma vida santa afim de que se cumpram essas promessas. O Escapulário é apenas um sinal de uma aliança que fazemos com a Mãe de Deus.

O Centro de Espiritualidade Monte Carmelo é um espaço de difusão dessa espiritualidade mariana. Estamos com nossas portas abertas a todos aqueles que buscam um espaço propício para cultivar, por meio do silêncio e da oração, a comunhão com Deus. Visite-nos!

Frei Everton Berny Machado OCD

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.