Leitura Orante - Reginaldo Argentina (3)Fica Conosco Senhor! Este foi o tema escolhido pela Comissão Arquidiocesana dos GBRs para o Encontro de Leitura Orante promovido neste domingo, 10 de julho, na arquidiocese para os animadores/as e coordenadores/as dos Grupos Bíblicos de Reflexão, Dia da Palavra e Formag.

O Encontro, realizado na Paróquia Rainha do Universo, contou com a participação de cerca de 500 pessoas, representantes das 86 paróquias da arquidiocese. Um dos principais objetivos do Encontro foi fortalecer a espiritualidade e a missionariedade dos GBRs, levando em consideração a atual caminhada da Arquidiocese com as Santas Missões Populares e a construção do 14° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs.

Acolhendo os/as participantes, Irmã Daiane, coordenadora dos GBRs, reforçou a importância dos animadores e animadoras para o fortalecimento dos grupos e das comunidades. Seguidamente, a coordenadora arquidiocesana das Comunidades Eclesiais de Base Leoni Alves Garcia e demais integrantes, conduziram o momento de oração com a meditação do Oficio Divino das Comunidades, acolhida da Palavra de Deus e da imagem de Nossa Senhora.

A reflexão do Encontro deu-se a partir do Evangelho de Lucas 24,13-35 que narra à experiência os discípulos de Emaús com o Cristo Ressuscitado e foi assessorado pelo fundador da fraternidade Coração Chagado de Jesus, da Diocese de Umuarama, Reginaldo Urbano Argentino.

O itinerário proposto no Encontro pelo assessor aos animadores/as foi um grande convite a reconhecer hoje a presença do Cristo Ressuscitado que caminha conosco e nos motiva a retornarmos para a nossa Jerusalém (paróquias, Comunidades, GBR), testemunhando a todos o nosso encontro pessoal com o Ressuscitado, enfrentando com renovada alegria, nossa missão.

Nosso Arcebispo Dom Orlando Brandes presente no Encontro, incentivou e encorajou os animadores e animadoras a propagarem nas famílias, nas casas, nos grupos e nas comunidades o exercício diário de meditação da Palavra a partir do método da Leitura Orante da Bíblia, para o fortalecimento do testemunho pessoal e da missão.

Como compromisso concreto com a Palavra, o assessor do encontro que também é diretor regional da Cáritas Diocesana de Umuarama e representante da Coesus (Coalizão Não Fracking Brasil e pela Sustentabilidade na região Noroeste do Paraná), apresentou e convidou os animadores/as a aderirem à campanha “Não Fracking Brasil”, que visa combater a exploração de gás de xisto pelo método não-convencional chamado “fraturamento hidráulico”, ou fracking, altamente poluente com graves riscos e impactos ambientais.

No final foram feitos os agradecimentos ao assessor, as equipes de trabalho pelos relevantes serviços prestados durante o Encontro, encerrando com a oração e a bênção final conduzida pelo Padre Joel Ribeiro Medeiros, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina.

Comissão Arquidiocesana dos Grupos Bíblicos de Reflexão

[Best_Wordpress_Gallery id=”78″ gal_title=”Leitura Orante – Reginaldo Argentino – Julho 2016″]

Tiago Queiroz / PASCOM Arquidiocesana