Santo AntonioHomem de vasta cultura teológica, transmite mensagens de força, esperança e coragem de viver

Antônio de Pádua é tido o santo mais popular de todo o mundo cristão. É conhecido pela sua enorme devoção a Jesus e Maria, pelo amor aos pobres, sua santidade, milagres, distribuição dos pães e as tradições populares de casamenteiro e recuperador de objetos perdidos. Pouco se fala do grande pregador e propagador do Evangelho que foi. Escreveu importantes sermões, hoje editados em livros. É esta sua principal vocação.

Homem de profunda cultura teológica, incansável na bondade e na fé, tinha o dom da comunicação direta, de tocar os corações de quem o ouvia. Transmitia mensagens de força, esperança e coragem em tempos difíceis, em que a maioria do povo era explorada por uma elite minoritária.

Ao ler seus sermões encontramos palavras claras, duras, incisivas, corajosas, límpidas, convidado à conversão, à dignidade e à pratica da justiça. Podemos perceber que ele entendeu bem quando Jesus disse: “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,14) e que todo o batizado tem uma missão importante a realizar neste mundo, de ser luz para os que estão nas trevas do pecado e da exclusão social.

Santo Antônio é português porque nasceu em Lisboa, é italiano porque evangelizou e morreu em Pádua, é universal por ser venerado em toda parte e em todas as épocas. Num mundo que faz e desfaz ídolos, não deixa de ser surpreendente a eterna atualidade de um santo que nunca teve como objetivo cortejar a opinião pública. Sempre esteve atento ao sofrimento dos excluídos. Seu compromisso foi com o Evangelho e por isso é atual na pregação que acende a fé nas almas, as purifica, consola e ilumina.

Jesus Cristo foi a base na vida de Santo Antônio. As virtudes evangélicas, em especial a pobreza de espírito, a mansidão, a humildade, a misericórdia e a coragem da paz eram os argumentos centrais de sua pregação.

Vida, morte e canonização

Santo Antônio Nasceu em Lisboa (Portugal) em 15 de agosto de 1195. Filho de família cristã e rica, foi batizado com o nome de Fernando de bulhões. Estudou nos conventos dos Agostinianos de Lisboa e Coimbra. Tempos depois de ordenado esteve em missão na África de onde retornou por motivo de saúde. Um acidente naval o levou até a Itália onde conheceu Francisco de Assis. Ingressou na congregação que ele fundara, adotou o nome de Antônio e percorreu a França e a Espanha pregando a Palavra de Deus. De volta à Itália, ficou em Pádua até sua morte aos 36 anos, em 13 de junho de 1231.

Os restos mortais de Antônio encontram-se na Basílica de Pádua. Sua língua não se decompôs e está guardada num relicário. O papa Gregório IX o canonizou antes que completasse um ano de sua morte.

Em 16 de janeiro de 1946, o papa Pio XII proclamou Antônio Doutor da Igreja, com o título de Doutor Evangélico.

Suas pregações estão editadas nos livros “Sermões de Santo Antônio de Pádua”, “Sermões Dominicais” e “Sermões Festivos”.

Trezena de Santo Antônio

E na Paróquia Santo Antônio de Cambé (PR) a cada ano revivemos a experiência de Santo Antônio, conhecendo sua vida, suas virtudes e o grande êxito de suas pregações por meio da Trezena a ele dedicada e em preparação à festa solene de nosso padroeiro, dia 13 de junho.

Padre José Lino de Oliveira, SAC
Pároco da Paróquia Santo Antônio de Cambé