Líderes das igrejas católica, luterana, anglicana e presbiteriana promovem semana de oração pela unidade cristã

semana de oracao pela unidade crista - igreja anglicana - folha de londrina - 08/05/2016 - ft rei santos. personagem: frei ildo.
O frei Ildo Perondi ressaltou que o amor ao próximo deve ser maior que as particularidades de cada igreja
img_883
“A semana é o primeiro passo para que um conheça a igreja do outro”, comenta a reverenda Lúcia Dal Pont

O domingo começou com uma reflexão sobre tolerância, respeito e fé para cristãos que participaram da abertura da Semana de Oração pela Unidade Cristã. O evento é realizado, simultaneamente, nos países da América Latina, com a participação de líderes das igrejas católica, luterana, anglicana e presbiteriana.
Em Londrina, a celebração reuniu fiéis na Igreja Episcopal Anglicana/Paróquia de São Lucas, na região central.
Durante a abertura da semana, a reverenda Lúcia Dal Pont e os demais líderes religiosos reforçaram a importância do amor e da unidade entre os cristãos. “A semana é o primeiro passo para que um conheça a igreja do outro. Nós cristãos temos uma missão e esta missão não é a de nos fecharmos dentro de nossas igrejas. Essa missão é a de ir para o mundo, unidos. É uma missão pela vida”, destacou.

A Semana de Oração é realizada há mais de cem anos ao redor do mundo. Nos países europeus, africanos e norte-americanos, o evento ocorre no mês de janeiro. Em Londrina, a semana é realizada desde 1997.

O sal e a luz são os símbolos escolhidos para a edição deste ano, conforme explicou a reverenda. “Temos que ser sal da terra para dar sabor, vida e energia; e ser luz do mundo para clarear e iluminar os caminhos”, reforçou Lúcia. A cada ano, um país é escolhido para preparar a Semana de Oração. Representantes das igrejas da Letônia, no leste europeu, definiram o tema central de 2016: “Chamados e chamadas a proclamar os altos feitos do Senhor”. “Neste ano, quando o papa Francisco encerrou a semana, ele retomou a importância do batismo, da unidade cristã e a importância de darmos mais atenção à questão das migrações. A Letônia é um país que sofre muito com a questão migratória”, lembrou a irmã Dirce Gomes da Silva, da Arquidiocese de Londrina.
Até domingo, várias celebrações serão realizadas com o apoio do Movimento Ecumênico de Londrina.

O frei Ildo Perondi ressaltou que o amor ao próximo deve ser maior que as particularidades de cada uma das igrejas. “As nossas igrejas são diferentes, cada uma tem as suas características. Temos que ressaltar aquilo que nós temos em comum. Estamos vivendo um período bastante complicado na história da humanidade, a intolerância de todos os tipos cresce no mundo. Nós queremos que esse seja um sinal contra a intolerância e a indiferença”, afirmou. “É uma unidade que já temos espiritualmente, mas precisamos que ela se torne uma unidade mais prática. A semana é para nós expressarmos e reforçarmos a nossa unidade em Cristo”, completou o pastor Carlos Jeremias Klein, da Igreja Presbiteriana Independente.

Para a dona de casa Keiko Kavaziri, que frequenta a Igreja Anglicana, a aproximação entre os fiéis é necessária na busca por um mundo melhor. “O mundo está sem Deus. A gente precisa rezar muito, principalmente, para que a política melhore”, lembrou. “Um único Cristo é um exemplo para diversos grupos. É fundamental que os cristãos percebam que temos mais motivos para nos unirmos do que para nos segregarmos”, disse a funcionária pública Bárbara Garcia, que também participou da celebração. A Semana de Oração termina no próximo domingo. Hoje, a celebração será realizada na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, no Parque Ouro Branco, às 19h30.

Programação:

08/05 – Domingo, 10h30, Igreja Anglicana (R. Mossoró, nº 678 esquina com Jk) – Abertura;

09/05 – Segunda, 19h30, Igreja Católica Romana: Paróquia Nossa Senhora do Carmo (R. Verônica) – Curso da Teologia;

10/05 – Terça, 19h30, Igreja Católica Romana: Capela Mãe da Divina Providência (R. Nogueira Franco, nº 435 – parque Residencial Alcântara);

11/05 – Quarta, 19h30, Igreja Presbiteriana Independente (R. Antônio Dias Adorno, nº 865 – Jardim Novo Bandeirantes);

12/05 – Quinta, 14h00, Câmara dos Vereadores de Londrina.

13/05 – Sexta,  08h30,  Pontifícia Universidade Católica- PUC.

19h30,  Paróquia São João Paulo II (Av. Giocondo Maturi, 719 – Jardim Padovani – Vista Bela);

14/05 – Sábado, 19h30 Juventude de todas as Igrejas – Concha acústica.

15/05 – Domingo, 09h30 Igreja Evangélica de Confissão Luterana (R. Alagoas, nº 1733) Encerramento.

Viviani Costa
Folha de Londrina