Chamados a proclamar os altos feitos do Senhor (cf. I Pedro 2,9)
08 a 15 de maio de 2016
A semana de oração pela unidade cristã (SOUC), desde 1908, tradicionalmente é celebrada entre os cristãos. Ao longo dos anos, ela foi evoluindo e os cristãos de todas as tradições oram em união com Cristo para a unidade de todos os discípulos, concretizando assim o pedido do próprio Jesus, que ora ao Pai para que todos sejam um (cf. Jo.17,21). Unidos em oração queremos colocar em prática o significado da palavra Ecumenismo que é o processo da busca de unidade. Pois o termo ecumênico que provem da palavra grega οἰκουμένη (oikouméne), significa mundo habitado. É o esforço dos cristãos para viver e a unidade entre as igrejas cristãs na busca do diálogo e cooperação comum, buscando superar divergências históricas e culturais.
Assim sendo, todos os anos o Conselho Pontifício para a promoção da Unidade dos Cristãos (CPUC) e o Conselho Mundial da Igrejas (CMI) nos convidam para esse momento privilegiado de oração comum e convivência. No Brasil esse momento se realiza na semana que antecede o dia de Pentecostes. E para preparação, o Pontifício Conselho sempre escolhe um país para organizar, elaborar e prepara os textos para essa semana. Esse ano, 2016 o país convidado foi a Letônia. Um país bem pequeno, situado ao nordeste da Europa, com uma população cerca de 2 milhões e 10 mil habitantes, cuja principal cidade e capital é Riga, com a cerca de 700 mil habitantes. Predominam nesse país o cristianismo, católicos luteranos e ortodoxos.
O lema escolhido para iluminar a semana de oração de 2016 ficou: “Chamados e chamadas para proclamar os altos feitos do Senhor” (cf.1Pd. 2,9) e participaram da elaboração as Igrejas: Católica, Luterana, Ortodoxa, e Batista. Porque esse LEMA? Para recordar que, enquanto o batizados, somos “chamados e chamadas a proclamar os altos feitos do Senhor”. Isso significa que é através do Batismo que somos declarados filhos e filhas de Deus. E enquanto sacramento nos apresenta o desafio permanente de praticarmos e proclamarmos o amor gratuito de Deus pela humanidade. E uma das formas de proclamar esse amor é assumindo uma posturas de diálogo e de acolhida, em especial, com as pessoas que são diferentes de nós: de outras igrejas, religiões e culturas.
Ainda mais, na catedral de Letônia está o mais antigo batistério e se situa bem no centro da catedral luterana de Riga, a capital do país. O mesmo está bem perto da cadeira do Bispo, mostrando, o vínculo entre batismo e pregação e recordando que todo cristão é chamado a proclamar os altos feitos do Senhor. Também, tendo a Letônia, sofrido grandes migrações, como também vimos o aumento desta questão em todo mundo no Brasil, no Paraná e em nossa região de Londrina a situação não é diferente. Vimos que muitos buscam nossa região na esperança de encontrar amparo e resgatar a dignidade de vida. O Batismo nos conclama ao respeito pelo migrante. Enquanto cristãos somos chamados e chamadas a proclamar os altos feitos do Senhor! Que essa proclamação se traduza em posturas de diálogo, acolhida e respeito para com todas as pessoas que vêm à nossa região em busca de novas oportunidades de vida.
O papa Francisco ao encerrar a semana de oração em Roma que aconteceu no mês de Janeiro afirmou que “todos, católicos, e protestantes, formamos um sacerdócio real e uma nação santa. Temos uma missão comum, que é aquela de transmitir a misericórdia recebida aos outros, começando pelos mais pobres e abandonados e fez um apelo: Que durante esta Semana de Oração, rezemos para que todos nós discípulos de Cristo encontremos o modo de colaborarmos juntos para levar a misericórdia do Pai a todas as partes da terra.
Em Londrina, motivados pelo Movimento Ecumênico de Londrina (MEL) e pela Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e diálogo inter-religioso, estaremos celebrando essa semana de oração pela unidade cristã conforme segue a programação e desde já convidados todos os cristãos e participarem.
Programação:
08/05 – Domingo, 10h30, Igreja Anglicana (R. Mossoró, nº 678 esquina com Jk) – Abertura;
09/05 – Segunda, 19h30, Igreja Católica Romana: Paróquia Nossa Senhora do Carmo (R. Verônica) – Curso da Teologia;
10/05 – Terça, 19h30, Igreja Católica Romana: Capela Mãe da Divina Providência (R. Nogueira Franco, nº 435 – parque Residencial Alcântara);
11/05 – Quarta, 19h30, Igreja Presbiteriana Independente (R. Antônio Dias Adorno, nº 865 – Jardim Novo Bandeirantes);
12/05 – Quinta, 14h00, Câmara dos Vereadores de Londrina.
13/05 – Sexta, 08h30, Pontifícia Universidade Católica- PUC.
19h30, Paróquia São João Paulo II (Av. Giocondo Maturi, 719 – Jardim Padovani – Vista Bela);
14/05 – Sábado, 19h30 Juventude de todas as Igrejas – Concha acústica.
15/05 – Domingo, 09h30 Igreja Evangélica de Confissão Luterana (R. Alagoas, nº 1733) Encerramento.
Ir. Dirce Gomes da Silva Icp.
Coordenadora da Comissão Arquidiocesana para o Ecumenismo e diálogo inter-religioso
exelente post tem agregado muito valor,Deus abençoe sempre obrigado.